Escolha uma Página
5/5 - (1 vote)

Como faço para registrar uma marca está entre os temas mais solicitados da internet e que mais me é requisitado.

Portanto Eu vou te revelar neste artigo como faço para registrar uma marca e como você fará registro da sua marca mesmo que não entenda nada de lei.

Basicamente são 5 passos para registrar uma marca no Brasil, são eles:

  • Entenda;
  • Faça a busca;
  • Pague a GRU;
  • Inicie o pedido; e
  • Acompanhe.

Como faço para Registrar uma Marca

Portanto, essas são as etapas do processo de registro de uma marca no Brasil sugerido pelo próprio Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Como faço para registrar uma marca no INPI segui esses mesmos passos, afinal não poderia ser tão diferente, no entanto, ao longo dos mais de 10 anos de atuação eu sigo meu próprio método que está além do guia básico do INPI.

Guia Básico de Marca INPI

Talvez você não saiba, mas, o INPI fornece um Guia Básico de registro de marca onde mostra exatamente esses 5 passos que você deverá seguir para ter sua marca protocolada junto ao INPI.

No entanto, não basta seguir o guia básico do INPI cegamente, pois vai dá ruim. Todavia, Você pode acessar o Guia básico do INPI clicando no link abaixo:

http://www.inpi.gov.br/menu-servicos/marcas/guia-basico-de-marca

Ao entrar no link acima, você vai ver que de fato o Guia é básico e te mostra apenas o que deve ser feito para conseguir protocolar o pedido e nada mais, ou seja, não te ensina como fazer o registro da forma correta.

Alias, devo adiantar, em cada uma das etapas citadas acima, há um universo de detalhes a serem levados em consideração para se ter sucesso no registro de uma marca.

O que deve ficar claro para você é:

Não siga o Guia Básico do INPI cegamente por esses motivos:

  • Primeiro, o guia te mostra a sequencia a seguir; e
  • Segundo, o guia não te mostra como fazer da forma certa, para ter a marca aprovada.
  • Portanto, o Guia Básico de Marca não é a solução, mas sim, um caminho a seguir até o protocolo da marca.

Agora eu vou te apresentar alguns mitos sobre o registro e como faço para registrar uma marca.

Mitos registro e Como faço para registrar uma Marca

Eu vou te revelar em detalhes para que não restem dúvidas na hora de fazer o seu registro de marca. Afinal você quer saber Como faço para registrar uma marca não é mesmo.

Então, entender esses mitos vai lhe garantir sucesso ao fazer o registro da sua marca, ignorar esses fatos pode lhe trazer amargas decepções. Os mitos são:

  • Registrar Marca é fácil;
  • Fazer registro marca Sozinho;
  • CNPJ protege minha marca;
  • Registrar marca em cartório; e
  • Registrar uma marca grátis.

Agora Eu vou te explicar cada um desses mitos individualmente, antes de mostrar o meu método efetivamente. Pode ser?

Registro de marca de forma fácil e rápida

É mito!

Na verdade é o maior vilão da história, principalmente de quem vai registrar sua marca sozinho.

Aliás, a grande maioria dos produtores de conteúdo da internet quer te fazer acreditar exatamente nisso, que registrar uma marca no INPI é fácil.

Entretanto, registrar uma marca no INPI não é fácil, é simples para quem sabe o que está fazendo.

Milhares de pedidos são negados pelo INPI toda semana e isso, além de mim, ninguém fala, por que todos querem te vender e tirar proveito do seu fracasso ou da sua ingenuidade de falsa ajuda.

Nesse vídeo eu te mostro quantos pedidos foram negados pelo INPI em uma semana, além de outras informações pertinentes para quem tá pensando em registrar uma marca.

Se registrar uma marca no INPI fosse assim tão fácil por que milhares de pedidos de marcas fracassam miseravelmente. Reflita sobre isso!

Portanto, como faço para registrar uma marca no INPI não se resume a preencher um formulário ou seguir um guia básico. vai muito além disse, caso o seu objetivo é ter o pedido de registro aprovado pelo INPI

Até hoje Eu não consigo entender por que tantas pessoas caem nessa armadilha do Guia Básico de Marca.

Fazer o registro de marca sozinho

Não é mito!

Qualquer pessoa física plenamente capaz de suas faculdades mentais pode fazer o registro de uma marca sozinho.

Por outro lado, não há nada de errado em fazer o registro de marca sozinho, desde que você não cometa os erros que cito nesse artigo.

Eu inclusive recomendo que você faça o próprio registro, isso por que você fica no controle do processo e ainda economiza uma grana, mas, claro, primeiro entenda como faço para registrar uma marca, entenda o meu método.

Todavia, o problema surge quando a pessoa sem entender bem o que vem a ser um registro de marca junto ao INPI, segue as etapas do Guia básico do INPI ignorando por completo o passo 1.

O passo 1 do Guia básico do INPI é nada mais e nada menos do que ENTENDA e te aponta mais 3 caminhos que você deve conhecer, são eles:

Portanto, como a pessoa espera lograr sucesso fazendo o registro da marca sozinho sem ler essa base de conhecimento. Sozinho é praticamente impossível.

Aliás, o resultado pode ser comprovado na revista do INPI, milhares de marcas são negadas todas as semanas e a maioria cometeu o erro básico de seguir o guia básico de marca se entender com profundidade o processo de registro de marca.

Entretanto, volto afirmar: O registro de marca não se resume a preencher formulário como todos querem te fazer acreditar. se não quer falhar, veja como faço para registrar uma marca, tem curso e tem também tutorial a sua disposição.

Desculpe-me, mas o pior cego é aquele que não quer ver, caso você ignore o que estou te falando, fatalmente você também fará parte da estatísticas dos que falham no processo de registro de uma marca.

Não têm dó do seu dinheiro e do seu tempo, mete as caras e faz o registro sozinho de qualquer jeito sem saber o que está fazendo de fato!

CNPJ protege uma marca?

É mito!

O CNPJ não protege sua marca, ele apenas lhe concede o direito de explorar legalmente uma atividade econômica nos pais, conferindo-lhe uma personalidade jurídica e nada mais do que isso.

Infelizmente a maioria dos contadores também não sabe disso, por isso não orientam seus clientes da necessidade de proteção da marca.

Todavia, não importa há quanto tempo você tem CNPJ aberto e explora um nome comercial, se não tem registro, a qualquer momento alguém pode vim e tomar a sua marca. Simples assim!

Detalhe, tudo dentro da lei. Eu sempre falo por aí:

A mesma lei que te protege pode ser a ruína do seu negócio caso a ignore.

Registrar marca em cartório?

É mito!

Nenhum cartório no Brasil será capaz de proteger a sua marca. Só o certificado de registro de marca emitido pelo INPI protege uma marca legalmente falando. Qualquer coisa diferente disso é mentira!

Infelizmente, vejo com grande frequência as pessoas pesquisarem sobre como registrar marca em cartório? É triste que a informação certa não chega ao conhecimento das pessoas.

Se esse for o seu caso, pare imediatamente e entendo como faço para registrar uma marca no INPI. Combinado?

Registrar uma marca grátis

É mito!

Não existe registro de marca gratuito. Toda vez que você se deparar com um conteúdo desta natureza, redobre sua atenção para não ser enganado.

Nesse vídeo eu mostro quanto você vai gastar para registrar uma marca no INPI.

Conclusão

Neste artigo eu respondi a pergunta: Como faço para registrar uma marca. Recomendo que você siga o meu método, tem tutorial passo a passo e também curso EAD.

Inclusive, te revelei como você faz o registro da sua marca sozinho, mesmo que Você não entenda nada de lei. Inclusive recomendo que você faça o próprio registro.

Alias, te apresentei os 5 passos do processo de registro de uma marca proposto pelo INPI no seu Guia básico de marcas.

Você pode acessar o Guia básico do INPI clicando no link abaixo:

http://www.inpi.gov.br/menu-servicos/marcas/guia-basico-de-marca

O aprendizado que deve ser afixado por você é:

  1. Primeiro, o guia te mostra a sequencia a seguir até protocolar o pedido de marca; e não
  2. Como fazer da forma certa, para ter a marca aprovada.

Portanto, o Guia Básico de Marca não é a solução mais indicada por que tem muitos pontos cegos, mas sim, um caminho a seguir até o protocolo da marca para quem tem o mínimo conhecimento.

Além do guia básico de marcas eu também te apresentei alguns mitos e como não cair nas suas armadilhas.

Até a próxima!

como emitir gru inpi

P.S. Acredito que também pode ser do seu interesse saber mais sobre:

Curso Gratuito Registro de Marca para Iniciantes

Como saber se a marca já está registrada

Quanto custa para registrar uma marca

Cookie Consent with Real Cookie Banner