COMO REGISTRAR MARCA EM 5 PASSOS

Autor: Nilmar Spoladori
5/5 - (1 vote)

Tudo o que Você precisa saber sobre Como Registrar Marca e que ninguém nunca te contou você encontrará nesse macro artigo. Resumindo os 5 Passos são:

  1. Entenda o que vem a ser uma Marca Registrada;
  2. Faça uma busca no banco de dados de Marcas Registradas;
  3. Emita GRU para abertura do Processo de Registro de uma Marca;
  4. Inicie o Pedido de Registro da sua Marca no sistema do INPI; e
  5. Acompanhe o processo de Registro da sua Marca.
Como Registrar Marca

Toda empresa precisa REGISTRAR SUA MARCA, isso é fato, nesse artigo explico os porquês, no entanto, cerca de 90% dos empresários não sabem disso efetivamente até serem notificados pelo uso indevido da Marca.

Em meio a tanta informação desencontrada na internet e poucas informações de fato são confiáveis é de se justificar a quantidade de empresários que só descobrem a necessidade de registro quando já tarde demais.

Portanto, decidimos reunir aqui um portfólio de informações de extremo valor que vai efetivamente te ajudar a ser DONO DA SUA MARCA, mesmo que você não entenda nada de Lei. Nesse caso, a Lei de propriedade industrial.

Estou certo que a sua  jornada de descoberta e aprendizado agora chegou ao fim. Lembre-se:

Perguntas Mais Frequentes sobre Como Registrar Marca

Abaixo segue as perguntas e respostas. Caso a sua dúvida não esteja aqui respondida, por favor faça sua pergunta nos comentários ou chame no WhatsApp, o link está acima.

Fazemos questão de respondê-la.

como registrar marca

O que é Marca?

Por definição é todo sinal visualmente perceptível, que identifica e distingue produtos e serviços, já escrevi um artigo, onde eu falo os Tipos de Marca e suas diferenças em mais detalhe.

Entender o que é marca é extremamente necessário para que se possa, de fato, entender como registrar marca da forma certa. Assim sendo, a marca pode ser: Nominativa, Figurativa ou Mista.

  1. É nominativa quando expressa somente a sua parte ortográfica e fonética.
  2. É figurativa quando expressada apenas por seu sinal distintivo, ou seja, uma imagem. Por fim,
  3. É Mista quando integra elementos nominativo e figurativo.
  4. É Tridimensional quando o elemento figurativo apresenta profundidade.

O que pode ser registrado como Marca?

Para que se atinja o objetivo de como registrar marca, é necessário compreender que qualquer produto ou serviço que apresente sinal visualmente distintivo, desde que tenha poder de distingui-lo de outros, semelhantes ou afins.

Qual a diferença entre Marca, Logo, Logotipo e Logomarca?

Apesar de tantas variações que te possibilita entender como registrar marca, todas são sinônimos, ou seja, dizem respeito a mesma coisa. É perfeitamente comum essa diversidade de palavras em nosso dialeto empresarial.

O que é Registro de Marca?

Portanto, o processo de como registrar marca é entender que se trata de um ato a ser outorgado pelo Estado aos seus titulares, pessoas físicas ou jurídicas, detentoras de direitos.

Entretanto, o registro da marca garante ao seu proprietário o direito de uso exclusivo em território nacional, em seu ramo de atividade econômica, objeto da petição devidamente instaurada junto ao INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial.

Podendo assim o titular gozar de total direito e exclusividade dos poderes que a lhe forem outorgados uma vez que se cumpra os pré-requisitos do registro de marca.

Onde é feito o Registro de Marca?

O pedido de Registro de Marca é depositado única e exclusivamente pelo INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial e regulamentada pela Lei.

Portanto, é necessário que fique esclarecido que, qualquer coisa diferente disso não assegura proteção a sua Marca!

O que é INPI?

INPI é a abreviação de: Instituto Nacional de Propriedade Industrial, órgão máximo que regulamenta a propriedade Industrial no Brasil que disponibiliza o guia básico de como registrar marca.

É uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

O INPI é o órgão federal responsável pelo aperfeiçoamento, disseminação e gestão do sistema brasileiro de concessão e garantia de direitos de propriedade intelectual para a indústria.

Quem pode solicitar Registro de Marca?

O pedido de registro pode ser feito por qualquer pessoa física ou jurídica, desde que plenamente capaz.

Ou ainda, por nomeação de um procurador, logo Você mesmo pode solicitar o registro, sem a necessidade de contratar um intermediário.

Eu explico melhor como Você faz para Registrar sua marca sozinho em nosso curso registro de marcas gratuito!

Deixe a sua pergunta nos comentários. Combinado?

Verificando Disponibilidade da sua Marca

Neste 1º vídeo tutorial eu te ensino como fazer a consulta da sua marca no banco de dados do INPI da forma correta. Esse é o primeiro passo que você precisa dar para saber Como Registrar Marca.

Espero profundamente ter ajudado. Para saber mais sobre o nosso curso registro de marcas gratuito, clique aqui!

Dr. Nilmar Spoladori

Compartilhe
Comentários
Subscribe
Notify of
guest
8 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentário
© 2011 Valorize sua Marca | Todos os Diretos Reservados
CNPJ: 13.231.164/0001-71
© 2022 Soflyy. All rights reserved.
Consentimento de Cookies com Real Cookie Banner