Escolha uma Página
4.8/5 - (5 votes)

Como saber se minha marca pode ser registrada é sua dúvida para Você. Descubra agora, afinal temos quase 2O milhões de empresas ativas no Brasil não pode ficar deixando o registro para depois e você vai entender porque nesse artigo.

É relativamente fácil saber se a sua marca pode ser registrada de fato no INPI ou não, são dois passos importantes que devem ser executados. São eles:

  1. Primeiro Passo: Consulte no Google o nome fantasia para verificar se existem outras empresas usando o mesmo nome comercial; e
  2. Segundo Passo: Consultar no banco de dados do INPI para verificar se a marca está disponível para registro.
Como Saber se Minha Marca Pode ser Registrada

Verificando como saber se minha Marca Pode ser Registrada

Uma vez esclarecido os passos a serem seguidos, vamos detalhar como saber se minha marca pode ser registrada de fato ou não, passando por cada um dos passos.

Neste caso, recomenda-se que LEIA COM ATENÇÃO – Vale cada segundo… e Você ao final vai entender como saber se sua marca pode ser registrada ou não junto ao INPI.

E o objetivo do Primeiro Passo é saber se tem alguém usando a sua Marca por aí, afinal com quase 20 milhões de empresas ativas no Brasil, é provável que tenha mais alguém por aí usando a mesma marca que você, não é mesmo!

Portanto, a melhor forma de saber é realizando uma busca no Google, vamos usar como exemplo a marca “Consumar Consultoria” Você deverá pesquisar no Google da seguinte forma:

CNPJ Consumar Consultoria

Entretanto, agora a sua atenção deve se voltar aos resultados da busca. Você deve verificar se existem outras empresas do mesmo setor usando o mesmo nome comercial que Você. Aqui dois pontos merecem sua atenção especial:

PRIMEIRO PONTO IMPORTANTE DE ATENÇÃO

Se tem mais empresas usando o mesmo nome comercial e Você é o Dono da Marca, ou seja, têm registro no INPI, Você deve endereçar uma notificação extrajudicial, solicitando que a pessoa tire imediatamente a marca do mercado.

Neste caso, a notificação a ser endereçada pelos correios com aviso de recebimento é sem ónus, se o pedido for atendido em até 60 dias. Consegue entender como saber se minha marca pode ser registrada é tão importante?

Agora fique atento pois, caso não seja atendido no prazo, entre com um pedido de reparação por danos morais e materiais por uso indevido da Marca, isso é um direito prescrito em Lei e deve ser respeitado, bem como usado!

Caso não saiba como fazer, solicite a nossa ligação que daremos o direcionamento necessário!

SEGUNDO PONTO IMPORTANTE DE ATENÇÃO

Caso não tenha outras empresas usando o mesmo nome comercial que Você e Você não tem registro da Marca, ótimo! É a sua chance de efetivamente ser Dono da Marca.

Nesse caso, você deve imediatamente iniciar o processo de registro. Para isso, clique aqui e tenha acesso imediato ao nosso Curso Registro de Marca passo a passo e comentado. A decisão é sua! Vai, clica aí, Você não tem nada a perder.

Como você pode observar entender como saber se minha marca pode ser registrada é decisivo para o sucesso de qualquer empreendimento, independentemente do seu segmento ou natureza jurídica

Consultar no banco de dados do INPI

Agora verifique se de fato a sua Marca pode ser registrada junto ao INPI, ou seja, deverá executar o Segundo Passo do processo e consultar o banco de dados do INPI, conforme comentado no início desse artigo.

Neste caso, recomenda-se que consulte sempre pela base radical, vale destacar que marcas compostas de mais de um nome, deve-se avaliar cada radical do nome individualmente.

Portanto entender como saber se minha marca pode ser registrada requer sua atenção e não é recomendado ficar adiando o registro, pois cedo ou tarde vai lhe gerar problemas.

Segue abaixo um vídeo onde ensino como realizar a consulta da sua marca no banco de dados do INPI.
​​​​​

Dúvidas adicionais é só solicitar contato através do nosso WhatsApp.

Segue abaixo alguns artigos complementares que podem ser do seu interesse conhecer:

Cookie Consent with Real Cookie Banner