Escolha uma Página
4.7/5 - (4 votes)

Nesse artigo quero destacar os 3 ERROS mais comum que cerca de 90% dos empresários cometem ao registrar uma MARCA. São eles:

  1. Contratar um escritório de marca e não solicitar um contrato assinado entre as partes;
  2. Não solicitar garantia dos serviços prestados; e
  3. Tentar fazer o registro sozinho sem ter o conhecimento mínimo necessário.

Erros ao Registrar uma Marca

Pode até parecer ironia, mas 100% dos empresários que converso afirmam que a sua MARCA é o seu bem mais precioso. Portanto, não pode cometer erros ao registrar uma marca no INPI.

No entanto, como você já sabe, se a MARCA NÃO TEM REGISTRO, não tem valor nominal, legalmente falando! Portanto esse é um dos erros ao registrar uma marca.

É por isso que Eu resolvi te contar os 3 ERROS ao registrar uma marca e que cerca de 90% dos empresários Cometem ao Registrarem sua MARCA, afinal Eu não quero que Você caia na mesma armadilha que eles. Vamos lá!

Antes de começarmos a explicação dos principais erros ao registrar uma marca no INPI Eu quero lhe dizer que nós oferecemos o melhor custo benefício do mercado por que para nós o que realmente importa é levar segurança para a sua marca e os seus negócios, mas, me cabe o dever de te revelar os 3 ERROS.

​​​​​​​Imagina o que Você faria com todo esse dinheiro que Você pode economizar simplesmente por que agora Você sabe como evitar esse problema. Boa leitura!

1º ERRO AO REGISTRAR UMA MARCA E QUE PODE SER FATAL

NÃO SOLICITAR UM CONTRATO ASSINADO ENTRE AS PARTES!

Parece óbvio, no entanto erros ao registrar uma marca é tão comum, mas infelizmente a maioria não assina um contrato de Prestação de Serviços com cláusulas claras, principalmente no que diz respeito aos Custos Adicionais do Processo, são eles:

  • Oposições de terceiros;
  • Alterações contratuais;
  • Acompanhamento;
  • Indeferimento;
  • Concessão de registro da marca; e
  • Acompanhamento para o primeiro decênio.

Por falta de um contrato, temos visto inúmeros empresários sendo explorados financeiramente com alegações que isso se trata de um serviço adicional, portanto, não estava previsto e simplesmente, cobram o valor que bem entendem.

Ao empresário neste caso, só resta lamentações e pagar o valor cobrado para o processo de registro da marca não ser encerrado, perdendo assim todo o dinheiro já investido. Infelizmente temos no mercado muitos “profissionais” sem ética!

Cometendo esse primeiro erro ao registrar uma marca no INPI, Você acaba caindo no segundo também.

2º ERRO FATAL AO REGISTRAR UMA MARCA

NÃO SOLICITAR GARANTIA DO REGISTRO!

Também é óbvio, no entanto esse também é um dos erros ao registrar uma marca, mas, a maioria dos empresários se quer perguntam. Solicitar garantia de registro é a única alternativa para identificar o quão ético é o profissional e assim se livrar de problemas futuros.

O que temos visto no mercado, são “profissionais” descomprometidos com a causa do empresário, simplesmente querem fazer o registro.

Pouco importa para eles, se a marca do cliente vai ou não ser indeferida, para estes “profissionais” o que importa de fato, é o seu dinheiro, tome cuidado pois esse é um dos erros ao registrar uma marca que mais acontecem por aí!

O fato é que 100% de certeza que o pedido será aprovado ninguém tem. Mas, é possível se antever com grande precisão ao indeferimento, quando o profissional está comprometido com a causa do empresário.

Uma prova disso, é que, ele te dá garantias do registro, afinal, ele confia no trabalho de busca que fez!

As principais garantias que todo profissional de Marca deveria oferecer é:

  1. garantia: Indeferido o pedido – é obrigatório fazer um novo gratuitamente;
  2. garantia: Indeferido novamente – Devolução integral das taxas do INPI.

3º ERRO FATAL AO REGISTRAR MARCA NO INPI

TENTAR FAZER O PRÓPRIO REGISTRO!

É cultural, a maioria dos empresários acham que fazer o registro da MARCA é caro, mas não é, nesse link você terá acesso a tabela de retribuição do INPI!

Infelizmente alguns empresários se aventuram nesta empreitada. Confesso, protocolar o próprio registro é a coisa mais fácil do mundo.

Mas, o que a maioria dos empresários não sabem, é o que está nas entrelinhas do processo de registro e a avalanche de fatos que sucedem após o registro.

Pela minha experiência, 99% dos empresários que fazem o próprio registro acabam: tendo indeferimento, pagam contas de valores expressivos indevidamente, e, por fim:

Pagam mais caro no registro, pois precisam contratar um profissional para destravar o processo. Mas, este erro eu sei que Você não vai cometer por que eu te avisei com antecedência!

Resumindo, PAGA CARO pela falta de informação e conhecimento. Pode até parecer óbvio, mas julgar que Você sabe fazer um bolo, simplesmente por que tem a receita nas mãos.

O fato é que isso não garante que o resultado seja bom. Assim acontece no registro de MARCA e os erros ao registrar uma marca se tornam cada vez mais frequentes entre os empresários desavisados e sem informações de qualidade!

Agora, Você sabe o que fazer para não perder tempo e jogar dinheiro fora! Você não precisa decidir agora, mas não deixe de verificar se tem alguém usando a sua marca agora mesmo, para isso, clique no botão abaixo!

Atenciosamente

Dr. Nilmar Spoladori

​​​​​​​​​​​​​​P.S. Agora, toda vez que tomar um café, Você vai se lembrar que precisa REGISTRAR A SUA MARCA e vai saber exatamente quem pode te ajudar por que cedo ou tarde Você vai se dar conta que deixar o registro para depois pode lhe custar muito caro!

​​​

Os artigos abaixo também podem ser do seu interesse:

Cookie Consent with Real Cookie Banner