Escolha uma Página
5/5 - (1 vote)

Veja como fazer de forma simples e fácil o registro das marcas com nome composto no INPI independentemente do seu segmento de atuação e mesmo que você não entenda nada de lei.

Todavia as marcas com nome composto não são e nem deveriam ser um problema na hora de fazer registro da marca junto ao INPI.

Por fim, vou lhe mostrar o passo a passo para registrar uma marca com nome composto no INPI, mas primeiramente vamos entender como validar e a marca de fato pode ser registrada ou não.

Mas antes de explicar sobre as marcas com nome composto, vamos conceituar o que é uma marca.

Curso Gratuito Registro de Marca

O que é Marca?

Para o INPI marca é todo sinal visualmente perceptível capaz de distinguir produtos/serviços de outras. No entanto, não são todos os sinais que de fato podem ser registrados como marca, essa é uma ressalva que fará total diferença mais adiante.

Entender esse conceito resumido é a base para poder validar o registro de marca com nome composto.

Validando o Registro de uma Marca Composta

O primeiro passo para comprovar se uma marca de fato pode ser registrado junto ao INPI ou não é verificar junto ao banco de dados das marcas registradas como está a situação dos elementos nominativos.

A consulta no banco de dados das marcas registradas pode ser feita clicando aqui. A busca de uma marca obrigatoriamente deverá ser feita pela base radical do elemento nominativo.

A marca terá viabilidade de registro uma vez que o resultado do banco de dados não retornar nenhuma marca já registrada para a atividade econômica que se pretende proteger.

Além do banco de dados outros motivos são necessários para validação do registro de uma marca.

Recomendo que baixe o checklist de validação no Curso de Registro de Marca, que é gratuito e sempre será.

Agora vou explicar brevemente o que é Marcas com Nome Composto.

Marcas com Nome Composto?

Marca com nome composto são todas aquelas marcas que possuem mais de um elemento nominativo como parte da sua marca. Como por exemplo: Kayzen Chapelaria.

Agora vamos ver como fazer o registro da marca no INPI.

Como Registrar Marcas com Nome Composto

Regularmente me perguntam como fazer para registrar as marcas com nome composto no sistema do INPI e não fracassar no registro dessas marcas, uma vez que uma marca composta tendem a apresentarem maiores restrições.

O registro de marcas com nome composto não é nenhum bicho de sete cabeça como são pintadas por ai na internet.

 As marcas com nome composto requer uma atenção especial tão somente quanto à consulta no banco de dados como já fora citado acima.

A diferença é que para cada elemento nominativo se faz necessário uma consulta no banco de dados independente. Isso se faz necessário por que se um dos elementos apresentarem impedimento, logo, inviabiliza o registro da marca com base no arti. 124 inciso XIX da LPI.

Além do inciso XIX da LPI, no checklist eu apresento todos os motivos que impedem o registro de uma marca, recomendo que baixem o checklist no Curso de Registro de Marca, é gratuito e sempre será.

Conclusão

Nesse artigo eu mostrei brevemente como fazer de forma simples e fácil o registro das marcas com nome composto no INPI independentemente do seu segmento de atuação o procedimento é exatamente o mesmo.

Recomendo que faça o Curso de registro de Marca para pegar o passo a passo completo e comentado e registre a sua marca em até 24 horas, mesmo que você não entenda nada de lei.

Com efeito, tomei o cuidado de esclarecer que as marcas com nome composto não são e nem devem ser consideradas um problema na hora de fazer registro da marca junto ao INPI.

Por fim, vou lhe mostrei o passo a passo para validar as marcas com nome composto no INPI, para que assim possam rapidamente identificar se a sua marca de fato por ser registrada ou não.

Cookie Consent with Real Cookie Banner