Escolha uma Página
4.5/5 - (2 votes)

Compreenda rapidamente o que é exame de mérito INPI e quanto tempo levará o exame de mérito do INPI da sua marca.

Além de explicar o que significa exame de mérito INPI e consequentemente quanto tempo demora o exame de mérito do INPI vou disponibilizar o link de acesso ao infográfico do INPI com todas as etapas do processo de registro de uma marca no INPI.

Curso Gratuito Registro de Marca

Ainda neste artigo irei explicar resumidamente o que é sobrestamento do exame de mérito INPI por que muitos pedidos de marca são acometidos por esta condição.

Portanto, antes de lhe apresentarmos o que é exame de mérito INPI, primeiramente vamos explicar o que é exame de mérito, combinado!

O que é Exame de Mérito

Exame de mérito como o próprio nome sugere, é uma etapa onde se busca avaliar o direito de merecimento, em outras palavras, se lhe pode ser digno o reconhecimento e a posse (recompensa de algo ou abstrato como um elogio).

Agora que se tem um breve esclarecimento do termo mérito passamos para o que é exame de mérito INPI.

O que Significa Exame de Mérito

Estamos a um passo de compreender o que é exame de mérito INPI, Portanto, agora vamos explicara rapidamente como se aplica o conceito de mérito ao INPI, ou seja, de fato o que significa exame de mérito INPI, respondendo a pergunta:

O que é Exame de Mérito INPI?

Exame de mérito no INPI nada mais é do que uma etapa do processo de registro de marca onde se avalia o merecimento, ou seja, o direito de posse ou não sobre o registro de uma marca. Clique aqui para ter acesso ao Curso Gratuito Registro de Marca e baixar o infográfico do INPI com as etapas do registro de marca.

Agora vamos lhe apresentar quanto tempo demora o exame de mérito do INPI por que você já entende o que é exame de mérito INPI.

Exame de Mérito INPI Prazo

Desde já quero abrir uma ressalva antes de apresentar abertamente o exame de mérito INPI prazo, uma vez que ficou esclarecido o que é exame de mérito INPI.

O registro de marca no INPI é por ordem de protocolo, logo, se torna imprecisa definir prazos, ou seja, recomenda-se ter paciência, por que os prazos são meras expectativas e podem sofrer grandes variações caso tenha um aumento na demanda de novos registros antes do seu protocolo.

Agora que foi esclarecido vamos dizer quanto tempo demora o exame de mérito do INPI. Em média a etapa do exame de mérito leva de 6 meses a 1 ano, no entanto, esse prazo pode facilmente se estender a vários anos se por exemplo o seu pedido ficar sobrestado.

Portanto, agora vamos explicar brevemente o que é sobrestamento do exame de mérito INPI.

O que é Sobrestamento do Exame de Mérito INPI

Sobrestamento em um processo nada mais é do que interrupção do andamento, ou seja, não prosseguimento para a etapa seguinte, juridicamente falando.

O ato ou efeito de sobrestar um pedido no INPI ocorre quando o examinador do INPI identifica um pedido de registro que precisa primeiramente ser decidido para então se posicionar quanto ao seu pedido de registro.

Na prática o examinador interrompe/paralisa o avanço do seu pedido para as etapas seguintes por que o seu pedido de registro está intimamente interligado a um parecer de marca de terceiros, impossibilitando assim o prosseguimento do seu pedido.

Uma disputa de marca pode levar longos anos até que se esgotem todas as possibilidades de recurso entre as partes afetadas, para então possa assim se emitir um parecer definitivo. M outras palavras, enquanto isso não acontecer o pedido permanecerá sobrestado.

Conclusão

Eu revelei rapidamente o que é exame de mérito INPI e quanto tempo levará o exame de mérito do INPI.

Além de explicar o que significa exame de mérito INPI e consequentemente quanto tempo demora o exame de mérito do INPI.

Expliquei resumidamente o que é sobrestamento do exame de mérito INPI por que muitos pedidos de marca são acometidos por esta condição e a maioria das pessoas não sabem o que fazer nestas condições.

Por fim, disponibilizei também o link de acesso ao infográfico do INPI com todas as etapas do processo de registro de uma marca no INPI que deverá ser baixado no Curso de Registro de Marca.

O Curso de Registro de Marca é gratuito e sempre será!

Cookie Consent with Real Cookie Banner