Escolha uma Página
5/5 - (1 vote)

Entenda definitivamente o que é registro INPI em três simples passos e como ter a sua marca registrada em até 48h mesmo que você não entenda nada de lei.

Além de explicar o que é registro no INPI, pretendo mostrar brevemente o passo a passo a ser seguido para realizar o Registro no INPI.

Por fim, irei mostrar como validar uma marca no INPI mas antes vamos a explicação prática o que é registro INPI.

Curso Gratuito Registro de Marca

O que é Registro no INPI

A intenção nesse artigo é esclarecer definitivamente o que é registro no INPI para que assim elimine definitivamente as dúvidas e erros decorrentes da falta de informação acerca da pergunta.

O que é registro INPI?

Resumidamente pode ser entendido como um procedimento 100% administrativo que tem por objetivo regulamento o registro de marcas junto ao INPI. O registro é facultativo, no entanto, é a única forma de evitar complicações futuros.

Veja o Passo a Passo para Registrar sua Marca na prática!

Passo a Passo para Registrar uma Marca

Agora que você já entende o que é registro INPI, vamos descrever as etapa do registro de uma marca. O registro no INPI segue 5 etapas básicas, ao elas:

  1. Cadastro no Sistema do INPI Marcas no E-INPI;
  2. Emissão da GRU de abertura do Processo no Sistema E-GRU;
  3. Preenchimento da Petição no Sistema E-marcas;
  4. Acompanhamento do Processo pelo banco de dados marcas registradas; e
  5. Emissão do certificado de Registro, caso seja deferido.

Pesar de parecer simples e objetivo requer conhecimento prévio acera de cada etapa para que assim e evite erros ao longo do processo, o que poderá inevitavelmente inviabilizar o registra de uma marca.

Para evitar erros, o que é tão comum para quem estará tendo o primeiro acesso junto ao INPI Marcas, nós disponibilizamos um Curso de Registro de Marca 100% online e gratuito.

Basta seguir o passo a passo Registro de Marca que você terá uma marca para chamar de sua, devidamente reconhecida e homologada pelo INPI.

Mas já adianto que o primeiro passo não e resume em entender o que é registro INPI, mas sim, aprender a validar o registro de uma marca. Portanto, vou mencionar brevemente como validar uma marca no INPI.

Validar Marca no INPI

Validar uma marca no INPI consiste basicamente em realizar uma triagem investigativa se a marca de fato pode ser registrada ou não, ou seja, resumidamente essa é uma etapa obrigatória e que antecede as 5 etapas do papão a passo registro de marca.

Nós preparamos um checklist de validação para essa finalidade. Erre em apenas um item e o seu pedido de registro de marca será negado pelo INPI.

O Checklist está disponível para download no Curso de Registro de Marca que é Gratuito e sempre Será.

Espero ter ajudado!

Cookie Consent with Real Cookie Banner