Escolha uma Página
5/5 - (1 vote)

Nesse artigo foi expor de forma detalhada o que é total de classe no INPI e suas principais curiosidades para que você não fracasse miseravelmente ao solicitar o registro da sua marca, gastando dinheiro com registro da marca numa classe totalmente errada e incompatível com a realidade a sua empresa.

Mas antes de falarmos sobre o que é total de classe no INPI, temos que esclarecer o que é classe no INPI, correto!

Curso Gratuito Registro de Marca

Leia também: O golpe do INPI Marcas e Patentes que Ninguém Conta

O que é Classe no INPI

A classe nada mais é do que uma classificação de atividades econômicas segundo suas afinidades, abrangência e formas de atuação. As classes são agrupadas de acordo com sua finalidade e assim se entende o que é total de classe no INPI.

Uma maneira fácil de entender é conhecer a nossa classificação de atividades econômicas, também conhecidas como CNAE, que são organizados por grupos e subgrupos de atividades.

Vale destacar que a classe no INPI não segue os mesmos critérios do que foi estabelecido na classificação dos nossos CNAE, apesar de serem bem próximos.

Agora vamos expor de forma resumida o que significa total de classe no INPI.

O que Significa Total de Classe no INPI

Para entender o que é total de classe no INPI ou o que Significa, em resumo é o número de classes que será solicitado registro junto ao INPI.

Para o INPI podemos dizer que o total de classe no INPI dar-se-iam o nome de Classificação de Nice – Classificação Internacional de Produtos e Serviços. Para cada classe 1 marca e nada mais!

Atualmente a nossa lista contempla 45 classes, sendo 34 classes na lista de produtos e 11 classes na lista de serviços. Clique aqui para ter acesso à lista completa do INPI.

Agora vamos expor por completo o que é classe no registro de marca e assim estamos mais próximos de entender de fato o que é total de classe no INPI.

O que é Classe no Registro de Marca

No registro de marca a classe é a representação de sua abrangência, ou seja, quais atividades econômicas estão sob proteção legal da LPI – Lei de Propriedade Industrial.

Para cada classe um pedido de marca, ou seja, para o INPI cada classe equivale a uma marca. O sistema do INPI Marcas ainda não está permitindo apresentar um pedido com múltiplas classes de Nice.

Portanto, se a sua marca for contemplada por 4 classes da lista de Nice, você terá que abrir 4 pedidos de registro individualmente, 1 pedido para cada classe.

O que é classe no pedido de registro de marca?

Portanto, a classe no pedido de registro de marca é o agrupamento de atividades afins que são agrupadas mediante um padrão internacionalmente aceito por diferentes países que de comum acordo assinaram um tratado de acordo e cooperação em matéria de registro de marca ao qual o Brasil é signatário.

Agora que fora esclarecido os termos vamos responder a pergunta:

O que é Total de Classe no INPI?

Nada mais é do que o número de classes que será solicitado registro para proteger uma marca. Para o INPI cada classe representa uma marca, ou seja, cada classe é um pedido de registro independente. Agora vamos ver na prática o que isso é de fato!

Portanto o que é total de classe no INPI, na prática você vai colocar 1 classe, vai gerar a GRU – Guia de Recolhimento da União e vai avançar no processo de registro dessa classe.

Resumindo, enquanto o INPI não realizar os ajustes necessários no sistema de petição e-marcas não será possível em apenas um pedido de registro, apresentar múltiplas classes.

Veja também Curso de Registro de Marca, é 100% gratuito e sempre será!

Conclusão

A classe nada mais é do que uma classificação de atividades econômicas segundo suas afinidades, abrangência e formas de atuação. As classes são agrupadas de acordo com sua finalidade.

Atualmente a nossa lista contempla 45 classes, sendo 34 classes na lista de produtos e 11 classes na lista de serviços. Clique aqui para ter acesso à lista completa do INPI.

A lista de classe dar-se-iam o nome de Classificação de Nice – Classificação Internacional de Produtos e Serviços. Para cada classe 1 marca e nada mais!

Respondendo a pergunta: O que é Total de Classe no INPI?

Significa o número de classes que será solicitado registro junto ao INPI para uma marca, ou seja, você deverá colocar o numeral 1 (1 classe por pedido)

E por fim, resumindo, enquanto o INPI não realizar os ajustes necessários no sistema de petição e-marcas não será possível em apenas um pedido de registro, apresentar múltiplas classes.

Cookie Consent with Real Cookie Banner