Aqui está tudo o que o INPI Faz 1 Explicação Rápida

Autor: Nilmar Spoladori
5/5 - (1 vote)

Aqui está tudo o que o INPI faz e que você não pode deixar de conhecer!

Entenda definitivamente o que o INPI faz na prática para que nunca mais seja lesado em seus direitos de propriedade industrial.

Além de lhe explicar rapidamente o que o INPI faz como instituição governamental federal, Eu também vou lhe apresentar como você deverá proceder para garantir que seus direitos sejam cumpridos.

Curso Gratuito Registro de Marca

Explicando o que o INPI faz

Com quase 20 milhões de empresas ativas no Brasil é quase que uma obrigação saber claramente o que o INPI faz na prática para garantir que os seus direitos sejam cumpridos.

Afinal de contas ou você será oficialmente dono da sua marca, impedindo assim que outros a usem indevidamente, por exemplo, ou será notificado por uso indevido da marca simplesmente por que não sabia o que o INPI faz. Portanto respondendo a pergunta temos:

O que o INPI faz?

O INPI regulamenta e assegura proteção quanto ao registro de marca, registro de patente, registro desenhos industriais, registro de indicações geográficas, registro programas de computador, registro de topografias de circuitos integrados e registro de contratos de tecnologia e de franquia. Veja também Curso de Registro de Marca Gratuito!

Por que fazer os registros no INPI

Destaque-se no mercado com uma marca registrada

Destaque-se no mercado com uma marca registrada

Aprenda no curso gratuito de registro de marca como criar uma identidade forte para sua empresa. Proteja sua marca e conquiste a confiança dos clientes.

Liberar Acesso Curso Gratuito

De acordo com o portal do governo no mapa da empresas e negócios só em junho de 2022, 315 mil novas empresas foram abertas, ou seja, se você ainda não tem o certificado de registro da sua marca, acredite, existe uma grande probabilidade de alguém está usando a sua marca indevidamente por aí e você nem se quer, se deu conta disso.

Parece até ironia, mas, uma marca sem registro no INPI, de fato é uma marca sem dono, e, qualquer pessoa pode a qualquer momento solicitar o registro da marca como sendo dele de fato e por direito, uma vez que ainda não tenha registro no INPI.

Para muitos empresários o simples fato de perder a marca é por si só motivo suficientemente forte para entender claramente o que o INPI faz e ir em busca do temo perdido para garantir assim os seu direitos que lhe cabem.

Numero de Empresas Abertas 2022
Fonte: gov/empresas-e-negocios/acessado em: 18.07.22 as 16:10h.

Como fazer os registros

Os registros são feitos exclusivamente por meio eletrônico junto ao departamento correspondente pelo próprio titular ou por meio de um procurador.

Atualmente os serviços que são prestados pelo INPI se dividem em 7 grandes departamentos, conforme descrito abaixo:

  1. Departamento de marca;
  2. Departamento de patente;
  3. Departamento de desenhos industriais;
  4. Departamento de indicações geográficas;
  5. Departamento de programas de computador;
  6. Departamento de topografias de circuitos integrados; e
  7. Departamento de contratos de tecnologia e de franquia.

Conclusão

Espero ter ajudado para que possa ter entendido definitivamente o que o INPI faz na prática para que assim possa garantir proteção plena de todos os seus direitos em matéria de propriedade industrial.

Com feito, além de explicar rapidamente o que o INPI faz como autarquia governamental do poder federal, Eu também lhe apresentei como você proceder para garantir que seus direitos sejam cumpridos.

Por fim segue o link do nosso Curso de Registro de Marca, é gratuito e sempre será!

Dr. Nilmar Spoladori

Compartilhe
Comentários
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentário
© 2011 Valorize sua Marca | Todos os Diretos Reservados
CNPJ: 13.231.164/0001-71
© 2022 Soflyy. All rights reserved.
Consentimento de Cookies com Real Cookie Banner