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O R de Marca Registrada ou marca registrada símbolo, é popularmente conhecido como rzinho, é usualmente utilizado da forma errada. Portanto, entenda em definitivo o significado, como, quando, onde, porque e em quais circunstancias se deve usá-lo para que assim evite complicações futuras. Resumidamente temos:

  1. Significado: É um símbolo figurativo que remete a posse e/ou propriedade de uma marca, logomarca ou logotipo;
  2. Como: O símbolo deve ser usado como diferencial competitivo em todo criativo publicitário e/ou qualquer mídia de veiculação;
  3. Quando: Sempre e em todo lugar que se possa ser veiculado suas campanhas publicitárias;
  4. Onde: são amplamente adicionados em diversas apresentações, em suas mais variadas aplicações, em rodapés de criativos publicitários diversos, de diferentes finalidades e objetivos, nas mídias sociais, canais publicitários onlines e também os offilines (mídias mais tradicionais); e
  5. Porque: é um direito legal, e, passa maior credibilidade e seriedade para o mercado e parceiros comerciais.

r de marca registrada

Não sei se você sabe, mas o símbolo r ou r de marca registrada é amplamente utilizado da forma errada, ou melhor, dizendo, o r do registro é largamente usado indevidamente por muitas pessoas que se quer tem conhecimento dos aspectos legais e suas implicações diretas e indiretas para o negócio.

Estou certo que as pessoas que usam o símbolo marca registrada ou o r de marca registrada indevidamente não o fazem com más intenções, o fazem porque desconhece como se deve usar o rzinho na pratica e quais são as suas devidas aplicações no dia a dia.

Certamente quem o faz, o fazem por achar que é bonito e que fica mais profissional colocar o r de marca registrada em seus criativos e materiais publicitários. No entanto, essa é uma decisão nociva para o empreendimento e você vai entender porque é nociva ao longo desse artigo!

Em caso de dúvidas adicionais quanto ao registro de marca, considere ler o artigo: As 547 Dúvidas Bizarras do INPI Marcas de Conhecimento Obrigatório.

Agora quem pode usar o símbolo ou o rzinho da forma errada pode e tem implicações legais e muitos se quer sabem disso. Certamente essas pessoas cometem esse leve engano porque veem grandes marcas usando o r de marca registrada em seus criativos publicitários.

Grandes marcas usam e abusam dos símbolos, tipo:

  • Rzinho de marca registrada;
  • Tmzinho de Trade Mark; e
  • Czinho de Copyright.

Os símbolos são regularmente usados nos mais variados veículos de comunicação e querem fazer igual, para então passar a mesma impressão de autoridade e poder. É nessa hipótese que gosto de acreditar.

Portanto, a resposta pode até parecer óbvio, mas não é, ou seja, só pode usar o símbolo R de marca registrada, quem de fato possui a outorga da marca. Em outras palavras, quem de fato tem a marca registrada no órgão competente para essa finalidade, no nosso caso (Brasil), o registro da marca deve ser tramitado junto ao INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial.

O que é o R de Marca Registrada

Agora que ficou esclarecido que o R de Marca Registrada não é um artifício estético, e, que muitos erram ao usar o rzinho indevidamente, ou seja, não é aconselhável usar o R de Registrado de qualquer jeito. Erro esse que é cometido por muitos a nível Brasil, isso ocorre regularmente por falta de informação e conhecimento. Vamos esclarecer o que de fato é o R de marca Registrada nesse contexto legal.

Afinal, é preciso que se entenda que aquele R maiúsculo popularmente conhecido também por R de marca registrada ou Rzinho de marca, imponente, em caixa alta, dentro do círculo é um símbolo com aspectos legais, respaldado pela Lei de Propriedade Industrial, não é um adereço que pode ser usado livremente sem os devidos registros no órgão competente.

Com efeito, o R de marca registrada serve justamente para comprovar o mérito de uma marca, sua exclusividade em todo território nacional ou não, por meio do sinal visualmente perceptível e mundialmente conhecido e reconhecido no mercado empresarial.

O símbolo R de marca registrada é portanto uma chancela, atestando em definitivo que a sua marca é registrada e possui exclusividade em todo território nacional, respeitando é claro suas atividades e particularidades da posse que lhe fora outorgado pelo INPI.

Logo, só devem usar o R de marca registrada em seus canais publicitários, quem de fato possui a posse sobre a marca, ou seja, tem a marca registrada junto ao INPI e ativa, pois a mesma é vencível a cada período de 10 anos.

Usar o símbolo R de marca registrada indevidamente tem suas complicações!

Explicando o R de Marca Registrada

Como já fora esclarecido, algumas empresas por falta de informação e esclarecimento, ainda usam o R de marca registrada ou o Rzinho que é um símbolo figurativo com expressão visual de marca registrada, sem se dar conta do seu real significado e suas implicações legais. Mal sabem o risco que estão correndo ao usar o R de registrado em suas campanhas de marketing.

Sem levar em consideração os impactos negativos que essa decisão nociva pode lhe trazer a curto, médio ou em longo prazo por que se está passando uma informação inverídica, que não procede de fato. Portanto, fique atento caso seja você uma destas pessoas que usam o símbolo marca registrada indevidamente!

É pertinente esclarecer que o R de registrado é um símbolo de autoridade e poder, usado entre as marcas que mais se destacam no mercado nacional e internacional, portanto, não é nem deve ser usado sem critério, ou seja, não deve ser usado por quem não tem uma marca devidamente registrada junto ao INPI.

O que estou querendo dizer é que, fazer uso inadequado, indevido e/ou incorreto do símbolo R de marca registrada pode lhe gerar danos severos, além de perdas expressivas, ou até mesmo irreversíveis no mercado. Isso é o que pode acontecer a quem comete esse tipo de infração, todavia, muitos se quer sabem disso, antes de lerem esse artigo.

Talvez ainda não seja do vosso conhecimento, mas, o uso indevido do R de marca Registrada pode levar uma empresa a ser severamente penalizada, e ser também responsabilizada nas esferas civil e até mesmo criminal por seus atos que vão contrario ao que está prescrito em lei.

Nesse caso, sua empresa pode ser enquadrada por publicidade enganosa (art. 37 – lei 8078/90) e/ou concorrência desleal (art. 195, incisos I, III, e VII, da Lei da Propriedade Industrial – LPI1), na melhor das hipóteses, pois outras penalizações podem ser acionadas pelo titular da marca se assim ficar devidamente caracterizado que sua intenção de fato era tirar vantagens ilícitas. Em outras palavras, não use o R de marca registrada caso não tenha uma marca registrada no INPI.

Resumindo, usar o R de Marca Registrada pode gerar um problema a ser administrado em sua vida empresarial. Com efeito, ao se usar o símbolo figurativo rzinho sem de fato ter o registro devidamente ativo junto ao INPI configura um ato ilícito e o seu titular assume por completo os ônus da decisão porque induziu parceiros e consumidores ao erro.

Entretanto, precisa ficar esclarecido que usar indevidamente o R de registrado é ilícito porque a marca induzirá o consumidor ao erro. Essa é sem dúvida alguma a principal alegação, pois esse acreditava fielmente que estava fazendo negócios com uma marca séria e respeitada no mercado.

No entanto, os atos dessa empresa não correspondiam com a realidade que foi veiculada, levando o consumidor ao erro. Resumindo, não use em hipótese alguma o rzinho de marca registrada caso não tenha de fato uma marca registrada e ativa junto ao INPI.

Que fique claro, caso você seja acionado judicialmente, não vai poder alegar que não sabia dos aspectos legais, afinal você assumiu o erro quando o cometeu, porque a informação está disponível e é amplamente conhecida nacional e internacionalmente.

Entenda como e quando utilizar o símbolo de marca registrada

Como já fora exaustivamente descrito, uma marca registrada é representada por uma letra R maiúscula e/ou caixa alta, dentro de um círculo, normalmente é utilizado na cor preto. Caso você tenha uma marca registrada, use e abuse do R de marca registrada em seus criativos.

Esse símbolo é adotado aqui no Brasil, e o seu uso comprova legalmente que a marca é registrada e é protegida por lei. Para saber mais sobre a Lei de propriedade industrial nº 9.279/1996 clicando aqui.

Por definição popular, o R de marca registrada serve como uma validação visual, ou seja, um atestado de posse, uma verdadeira chancela no mercado empresarial, símbolo este de grande poder e notoriedade no mercado.

No Brasil, quem regulamenta toda essa tramitação de certificação de posse de uma marca é o INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial, autarquia governamental com poderes para gerir, regulamentar, conceder e garantir os direitos de posse sobre uma marca.

Uma vez esclarecido o que vem a ser o R de Marca Registrada e não esgotando a matéria. Considero pertinente dar mais detalhes sobre os temas abaixo:

  1. Quando o símbolo R do Registro pode ser usado?
  2. Onde o símbolo pode e/ou deve ser usado?  e
  3. Por fim, qual a diferença entre o símbolo R do registro e os outros símbolos comumente usados no mercado?

 A fim de esclarecer todas essas dúvidas acima quanto ao símbolo de marca registrada ou R de marca registrada, vamos descer em nível de detalhe cada tema individualmente.

Quando posso usar o símbolo de marca registrada?

Pode usar o R de marca registrada sempre, onde e como bem desejar imediatamente após a publicação da concessão de registro de marca na RPI – Revista de Propriedade Industrial. Publicação semanal, sempre as terças-feiras e pode ser acessado nesse link.

Agora se você não tem a posse sobre a sua marca. Na minha humilde opinião, a resposta é nunca, mas nunca mesmo use o R de marca registrada e pode acreditar, não usar o R de registrado é a melhor coisa que você poderá fazer. É sempre melhor prevenir do que remediar, afinal quem faz certo não merece castigo! 

Quem usa o rzinho indevidamente tem que está ciente dos riscos que está correndo, pois vai que num belo dia, apareça uma notificação no seu endereço de alguém ou alguma empresa alegando que só fez negócios com a sua empresa porque acreditou que você tinha marca registrada.

É ilícito divulgar informações falsas, fato esse que não se confirmou. A pessoa se sentindo prejudicada pode e vai alegar que a relação comercial gerou a ele prejuízos de imagem, além de prejuízos financeiros junto aos seus clientes e parceiros de negócio. Como pode ver, não vai dar nada bom para você e/ou o seu empreendimento caso use o R de marca registrada indevidamente.

Portanto se for o seu caso, repense seus atos, pois se ficar comprovado que você faz o uso indevido do R de Marca Registrada e que usa propositalmente com intuito de tirar vantagens direta ou indiretamente, pode esperar, porque essa decisão nociva vai lhe custar muito caro.  É só uma questão de tempo!

Resumindo, só use o símbolo R de marca Registrada quem tem de fato e de direito a posse sobre uma marca, e fique atento, pois a validade do registro expira a cada 10 anos, podendo ser renovada para igual período.

Trabalhar de comum acordo com a Lei é saudável para todo e qualquer empreendimento, além de evitar uma série de problemas e/ou complicações futuras, como por exemplo: processos jurídicos por reparação de perdas ou danos causados a marca e/ou a perda de clientes.

Clique aqui e descubra por que você deve registrar a sua marca. Afinal não é nada inteligente deixar o registro da maca para depois.

Onde devo e/ou posso usar o símbolo R de marca registrada?

Em via de regra, não existe nenhuma limitação que determine ou estabeleça onde você pode usar o R de marca registrada. O que mais se vê entre a classe empresarial é se colocar o símbolo na parte direita da logomarca, alinhada sempre ao topo ou ligeiramente acima do topo. Minha opinião, o bom senso deve prevalecer nessa hora.

Quanto ao tamanho do símbolo a ser usado, recomenda-se que seja pequeno e discreto, afinal o que deve se destacar é a sua logomarca e não o símbolo R de Marca Registrada. A intenção é:

  • O símbolo não pode nem deve chamar mais atenção do que a logomarca em si em via de regra.

Qual a diferença entre os Símbolos R de Marca Registrada, TM de Marca Americana Registrada e o C de Copyright?

A ideia de adicionar esta sessão no artigo é esclarecer a diferença dos símbolos, pois é comum gerar confusão porque em muitos casos os símbolos são usados erroneamente ou até mesmo confundidos quanto ao seu uso e aplicação que se destina.

Essa confusão ocorre porque esses três símbolos estão tão presentes no meio empresarial que podem facilmente levar a pessoa ao erro. É precisa esclarecer que todos esses símbolos estão relacionados diretamente à propriedade intelectual.  Portanto vamos à explicação definitiva dos símbolos em questão:

  1. O R de Marca Registrada é o modelo adotado pelo Brasil para identificar e diferenciar uma Marca que está devidamente registrada e ativa junto ao INPI;
  2. O TM significa Trade Mark, cuja tradução literal é marca comercial, esse símbolo naturalmente é mais utilizado entre as marcas dos EUA e que também atuam ativamente no Brasil; e
  3. O Símbolo C por outro lado, representa Copyright, que tem ligação direta com a proteção de direitos autorais.

Aproveitando a oportunidade, vamos esclarecer que apesar dos direitos autorais fazer parte das áreas afins da propriedade intelectual, quem administra o regulamenta os direitos de proteção é a Biblioteca Nacional e não ao INPI.

Podem ser protegidos por direitos autorais os autores e/ou criadores de trabalhos únicos e de própria autoria, como:

  • Obras de literatura em geral;
  • Obras de artes em geral;
  • Letras de músicas;
  • Artes cinematográficas;
  • Obras teatrais;
  • Fotografias em geral; e
  • Etc.

Advertência sobre o processo Como colocar R de Marca Registrada no Teclado

Antes de iniciarmos a explicação de como se faz para inserir esse símbolo R de registrado no teclado, é necessário que fique esclarecido que a intenção não é esgotar as formas de se executar a função pelo teclado.

Os exemplos aqui ensinados são para uso no WORD, como existe uma grande variedade de versões do pacote WORD e não testamos os comandos em todas, se em alguma versão não funcionar, por favor, comente abaixo desse artigo.

Como colocar R de Registro no Teclado No Word

Primeiramente você deve verificar se as teclas numéricas do seu teclado estão ativas. Para ativar, aperte a tecla Num Lock, certamente uma luz indicativa do seu teclado ficará acessa, mostrando que já pode inserir o rzinho usando as teclas de atalho do seu teclado.

tecla num Lock no teclado

Agora, vamos inserir o símbolo de R de Marca Registrada.

No local desejado, aperte e segure pressionada a tecla Alt em seguida, digite 0174 e depois solte a tecla Alt. Está feito, Você vai obter o R maiúsculo dentro de um círculo, ficará similar a este ®, sinal indicativo de marca registrada.

Como colocar R de Registro no Teclado

Outra alternativa é:

Pressione simultaneamente as teclas Ctrl+Alt+R. O resultado será igual a esse símbolo ® rzinho de marca registrada inserido instantaneamente no local desejado.

Símbolo R

Por fim, você também pode usar o recurso de Auto Correção do Word.

Para inserir o rzinho use o comando: Abra parêntese (digite a letra R, feche o parêntese) não precisa colocar espaço entre os parênteses, você verá que o texto vai mudar dinamicamente para o símbolo igual a este ®, agora você tem o R de Marca Registrada inserido no seu documento.

Símbolo R

Atenção: Observe que cada modelo aqui sugerido tem uma apresentação visual, escolha a que melhor te agrade.

Emoji Marca Registrada

Oportunamente segue alguns modelos de emoji marca registrada, o popular rzinho a que você pode ter interesse em utilizá-los na web e/ou em suas redes sociais com objetivo de melhorar a comunicação e o engajamento com o seu público alvo.

Recomendo que use o símbolo em todas as suas comunicações caso tenha uma marca devidamente registrada e ativa junto ao INPI.

Clique aqui para pegar os emoji. Vale destacar que existem vários sites que oferecem esse serviço!

Como colocar TM de Registro no Teclado No Word

Primeiramente verifique se a tecla Num Lock do seu teclado está ativa, conforme ensinado acima. Só então sigo o passo abaixo!

Agora, vamos inserir o símbolo de TM de Marca Americana Registrada.

No local desejado, aperte e segure pressionada a tecla Alt em seguida, digite 0153 e depois solte a tecla Alt. Está feito, Você vai obter o símbolo TM maiúsculo como esse ™, sinal indicativo de marca registrada, ou seja, o sinal de Trade Mark.

Como colocar TM de Registro no Teclado

Outra alternativa é:

Pressione simultaneamente as teclas Ctrl+Alt+T. O resultado será o símbolo como esse ™ tmzinho de marca Americana registrada inserida instantaneamente no local desejado.

Símbolo Trade Mark

Atenção: Observe que cada modelo aqui sugerido tem uma apresentação visual, escolha a que melhor te agrade.

Emoji TM Marca Registrada

Oportunamente segue alguns modelos de emoji marca registrada, o popular tmzinho que você pode ter interesse em utilizá-los na web e/ou em suas redes sociais com objetivo de melhorar a comunicação e o engajamento com o seu público alvo.

Recomendo que use o símbolo em todas as suas comunicações caso tenha uma marca devidamente registrada e ativa junto ao INPI.

Clique aqui para pegar os emoji. Vale destacar que existem vários sites que oferecem esse serviço!

Primeiramente verifique se a tecla Num Lock do seu teclado está ativa, conforme ensinado acima. Só então sigo o passo abaixo!

Agora, vamos inserir o símbolo C de Copyright.

No local desejado, aperte e segure pressionada a tecla Alt em seguida, digite 0169 e depois solte a tecla Alt. Está feito, Você vai obter o símbolo como esse ©, C maiúsculo dentro do circulo, sinal indicativo de Direitos Autorais sobre a criação inserida dinamicamente no seu documento.

Como colocar C de Copyright no Teclado

Outra alternativa é:

Pressione simultaneamente as teclas Ctrl+Alt+C. O resultado será o símbolo como esse © czinho de Copyright inserido instantaneamente no local desejado.

Símbolo Copyright

Por fim, você também pode usar o recurso de Auto Correção do Word.

Para inserir o czinho use o comando: Abra parêntese (digite a letra C, feche o parêntese) não precisa colocar espaço entre os parênteses, você verá que o texto vai mudar dinamicamente para o símbolo © C de Copyright inserido dinamicamente no seu documento.

Símbolo Copyright

Atenção: Observe que cada modelo aqui sugerido tem uma apresentação visual, escolha a que melhor te agrade.

Oportunamente segue alguns modelos de emoji Copyright, o popular czinho que você pode ter interesse em utilizá-los na web e/ou em suas redes sociais com objetivo de melhorar a comunicação e o engajamento com o seu público alvo.

Recomendo que use o símbolo em todas as suas comunicações caso tenha uma marca devidamente registrada e ativa junto ao INPI.

Clique aqui para pegar os emoji. Vale destacar que existem vários sites que oferecem esse serviço!

Inserir símbolos de direitos autorais e marcas

Nesse artigo você já aprendeu a inserir os principais símbolos dinamicamente usando as teclas d atalho do seu teclado. Agora vou te mostrar como fazer o mesmo processo através da guia inserir.

Como você já deve ter percebido o pacote Office traz por padrão uma grande variedade de símbolos prontos a serem inseridos em um documento, dentre eles o rzinho de marca registrada e também o czinho de Copyright que são amplamente utilizados no Brasil, tanto por empresas como por pessoas físicas em geral.

Para inserir um símbolo qualquer. Na guia Inserir, clique em Símbolo e navegue até o símbolo desejado, clique em inserir o símbolo. Pronta está feito, o símbolo será adicionado no local desejado.

Simbolo R de Marca Registrada

Como usar o símbolo de marca registrada corretamente

Antes de iniciarmos quero abrir uma ressalva. Só deve suar o rzinho de marca registrada quem efetiva e legalmente tem a posse de uma marca devidamente registrada e certificada junto ao INPI. Jamais use o rzinho indevidamente, essa decisão poderá lhe custar caro num futuro próximo!

Caso você ainda não tenha uma marca registrada, está tudo bem, pode a qualquer momento solicitar o registro da sua marca junto ao INPI. Clique aqui para ter acesso ao Curso de Registro de Marcas que é Gratuito e Sempre Será para quem se considera carente ou não está em condições momentânea de pagar pelo conhecimento.

Portanto, se você tem uma marca devidamente registrada, está apto e autorizado a usar o R de registro, onde e como julgar oportuno, porque a marca é sua de fato e de direito e poderá usá-la como bem entender, mas claro, respeitando a ética e os bons costumes, tudo fica mais fácil.

Com efeito, preciso esclarecer: Em hipótese alguma Você é obrigado a usar o símbolo R de registrado. No entanto, usar o rzinho é em minha opinião, indispensável porque você mostra a quem se faz interessado no seu negócio que você segue protocolos e é confiável para realizar negócios, ou seja, não é nenhum aventureiro que abriu uma empresa e em pouco tempo já não existe mais.

Em tese não existe nenhuma regra que estabeleça como deve ser usado o rzinho de marca registrada aqui no Brasil. No entanto, o que mais se vê no mercado é:

  1. Rzinho na lateral direita;
  2. Deve ser alinhado ao topo da logomarca, ligeiramente acima; e
  3. Deve ser pequeno porque não deve chamar mais atenção que a sua logomarca, evidentemente.

Porque algumas marcas divulgam outros símbolos, como C e TM

Não sei se é do seu conhecimento, mas, os símbolos são utilizados há séculos e por si só, portam informações valiosas, mesmo não tendo uma única palavra, os símbolos nos contam sua história e passa a sua mensagem dinamicamente, mais rápido do que qualquer comunicação verbal. Você vê o símbolo e sabe imediatamente do que se trata, é simples assim!

Portanto, essa é uma e a melhor explicação do porque algumas marcas divulgam e exploram comercialmente junto a sua logomarca 1 ou mais símbolos a que lhe fazem direito, como é o caso do C de Copyright e o TM de Trade Mark.

Não vamos entrar em mais detalhes sobre cada um desses símbolos, pois eles já foram explicados acima. Clique aqui para ir direto à explicação!

R de Registrado png

Baixe gratuitamente o símbolo R de marca registrada png transparente para a sua logomarca. Segue abaixo uma coletânea de imagens em png, todas extraídas de sites gratuitos, ou seja, livres de direitos autorais. Escolha a que melhor atenta suas necessidades.

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