Símbolo de Marca Registrada em 3 simples Passos

Autor: Nilmar Spoladori
5/5 - (2 votes)

Veja como adicionar o Símbolo de Marca Registrada em 3 passos simples usando as teclas de atalho do seu teclado, como e quando usar o R de Marca, mas antes quero te explicar os principais erros que a maioria das pessoas cometem ao usarem o rzinho indevidamente.

O Símbolo de Marca Registrada, popularmente conhecido como rzinho ou r de marca registrada, é frequentemente utilizado da forma incorreta. Portanto, compreenda em definitivo o real significado do símbolo de marca registrada para que assim possa evitar complicações futuras.]

símbolo de marca registrada

A intenção deste artigo é explicar em detalhes os principais aspectos referentes ao Símbolo de marca registrada ou r de marca registrada. Você vai entender quando deve usar, como, onde, porque e em quais circunstancias se deverá usar o rzinho na sua logomarca. Resumidamente temos:

  1. O Significado: É um simplesmente um símbolo figurativo que informa a posse e/ou a propriedade legal de uma marca, logomarca, logo ou logotipo;
  2. Como deve ser usado: O símbolo de marca registrada deverá ser usado sempre como um diferencial competitivo em todo e qualquer criativo publicitário e/ou qualquer mídia de veiculação que se posso usar o r de marca registrada;
  3. Quando deve ser usado: Sempre que for possível e em todo lugar que se possa incluir o rzinho ou que se possa veicular suas campanhas publicitárias;
  4. Onde deve ser usado: o símbolo de marca registrada usualmente é amplamente incluído em diversas apresentações, nas mais variadas condições e aplicações. Geralmente em rodapés dos criativos publicitários, de diferentes usos e finalidades e objetivos diversificados, nas mídias sociais em geral, nos canais publicitários onlines e até mesmo nos offilines (mídias mais tradicionais); e
  5. Porque deve ser usado: Porque o símbolo de marca registrada  é um direito legal, e, portanto, passa maior credibilidade, confiabilidade e seriedade para o mercado e os parceiros comerciais.

Talvez você ainda não saiba, mas o símbolo de marca registrada e/ou r de marca registrada é amplamente utilizado erroneamente, ou melhor, dizendo, o r do registro é exaustivamente usado indevidamente por muitas pessoas.

Muitas pessoas usam Símbolo de Marca Registrada porque desconhecem sua aplicação prática e se quer tem conhecimento dos seus aspectos legais e claro, as implicações diretas e/ou indiretas para o negócio quando usado erroneamente.

Eu acredito que as pessoas que usam o símbolo de marca registrada ou rzinho da forma errada o fazem indevidamente porque desconhece como se deve usar o rzinho da forma correta.

Certamente quem faz o uso indevidamente do Símbolo de Marca Registrada, o fazem porque acha que é bonito usar o símbolo de marca registrada na sua logomarca e até mesmo porque considera que fica mais profissional colocar o r de marca registrada em seus criativos e materiais publicitários.

No entanto precisa ficar esclarecido, usar o símbolo de marca registrada é uma decisão nociva e que pode ser extremamente prejudicial para o seu empreendimento, ou seja, pode lhe custar muito cara ficar usando o símbolo de marca registrada sem de fato ter uma marca registrada.

Usar o símbolo de marca registrada ou rzinho de forma equivocada pode e tem implicações legais que você deve está preparado para administrar, sem mencionar que a maioria das pessoas se quer sabem disso.

Com efeito, certamente essas pessoas que usam indevidamente o símbolo de marca registrada ou o r de registrado cometem esse erro porque as grandes marcas usam o r de marca registrada em seus criativos publicitários, nos seus mais variados canais de comunicação.

Como as grandes marcas usam o Símbolo de Marca Registrada, logo, como consequência, muitas pessoas buscam fazer igual às grandes marcas, para que assim se possa passar a impressão de autoridade e poder como as grandes marcas possuem. É nessa condicionante que gosto de acreditar.

Portanto, não pode ser diferente e a resposta que vou lhe apresentar pode até parecer óbvio, mas de fato não é, ou seja, só pode e deve usar indiscriminadamente o símbolo de marca registrada, quem de fato possui o certificado da marca.

Em outras palavras, o símbolo de marca registrado só pode e deve ser usado por quem de fato têm a marca devidamente registrada no INPI que é órgão competente e com poderes para essa finalidade.

Para ter o certificado de marca, o interessado deve solicitar primeiramente o registro da marca que obrigatoriamente deve ser tramitado junto ao INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial. Qualquer coisa diferente disso, não protege a sua marca e não lhe permite usar o símbolo de marca registrada.

O que é o Símbolo de Marca Registrada

Agora que ficou esclarecido que o símbolo de marca registrada ou R do registro não é e nem nunca foi um artifício estético usado pelas grandes marcas, e, que muitas pessoas erram ao usar o rzinho sem possuírem o certificado da marca.

Esse erro ocorre rotineiramente por falta de informação e conhecimento sobre o tema. A ideia aqui é esclarecer o que de fato é o Símbolo de marca registrada ou o R de marca Registrada nesse ambiente legal.

Com efeito, é necessário que se entenda definitivamente que aquele R maiúsculo, tão usado pelas grandes marcas, geralmente em caixa alta, dentro de um círculo nada mais é do que um símbolo figurativo com aspectos legais, respaldado pela Lei de Propriedade Industrial.

Deve ficar explicito que o símbolo de marca registrada não é um enfeito bonitinho, muito menos adereço que se pode usar livremente por aí e sem os devidos registros no órgão competente, que no caso, é o INPI.

Portanto, que fique convencionado entre os leitores, o R do registro serve exatamente para comprovar o mérito e posse de uma marca. Quem tem uma marca registrada, têm exclusividade de uso em todo território nacional. Salvo os casos em que o sinal visualmente perceptível é de uso comum no mercado.

O símbolo de marca registrada por sua vez ou R de marca registrada é, portanto uma chancela, um atesta definitivo que a sua marca é legalmente registrada que você possui a exclusividade em todo território nacional, respeitando é claro suas atividades e particularidades da posse que lhe foi outorgado pelo INPI.

Entretanto, que fique esclarecido em definitivo, só deve usar o r de marca registrada ou rzinho em seus canais publicitários, quem de fato e por direito possui a posse sobre a marca, ou seja, só use o símbolo de marca registrada que de fato tem uma marca registrada junto ao INPI e ativa, pois a mesma vence a cada período de 10 anos, podendo ser renovada para igual período a cada vencimento.

Resumindo, porque talvez ainda não seja do seu conhecimento, mas, o uso indevido pode levar uma empresa a ser severamente penalizada, e ser também responsabilizada nas esferas civil e até mesmo criminal por seus atos que vão contrario ao que está prescrito em lei.

Nesse caso, sua empresa pode ser enquadrada por publicidade enganosa (art. 37 – lei 8078/90) e/ou concorrência desleal (art. 195, incisos I, III, e VII, da Lei da Propriedade Industrial – LPI1), na melhor das hipóteses, pois outras penalizações podem ser acionadas pelo titular da marca se assim ficar devidamente caracterizado que sua intenção de fato era tirar vantagens ilícitas.

Que fique claro, caso você seja acionado judicialmente por uso indevido da marca ou por uso indevido do R de marca registrada, Você não vai poder alegar que não sabia dos aspectos legais.

Não vai poder alegar, porque você assumiu o erro quando colocou o símbolo de marca registrada junto a sua logomarca, porque a informação está disponível a todos, e, é amplamente conhecida nacional e internacionalmente.

Resumindo, você deve entender em definitivo porque você deve registrar a sua marca. Afinal não é nada inteligente deixar o registro da maca para depois.

O Símbolo de Marca Registrada não é só uma excelente forma de publicidade é também a única forma de proteger uma marca.

Qual é a diferença entre os Símbolos R de Marca Registrada, TM de Marca Americana Registrada e o C de Copyright?

A ideia de adicionar esta sessão no artigo é esclarecer a diferença dos símbolos, pois é comum gerar confusão porque em muitos casos os símbolos são usados erroneamente ou até mesmo confundidos quanto ao seu uso e aplicação que se destina.

Essa confusão ocorre porque esses três símbolos estão tão presentes no meio empresarial que podem facilmente levar a pessoa ao erro. É precisa esclarecer que todos esses símbolos estão relacionados diretamente à propriedade intelectual.  Portanto vamos à explicação definitiva dos símbolos em questão:

  1. O R de Marca Registrada é o modelo adotado pelo Brasil para identificar e diferenciar uma Marca que está devidamente registrada e ativa junto ao INPI;
  2. O TM significa Trade Mark, cuja tradução literal é marca comercial, esse símbolo naturalmente é mais utilizado entre as marcas dos EUA e que também atuam ativamente no Brasil; e
  3. O Símbolo C por outro lado, representa Copyright, que tem ligação direta com a proteção de direitos autorais.

Aproveitando a oportunidade, vamos esclarecer que apesar dos direitos autorais fazer parte das áreas afins da propriedade intelectual, quem administra o regulamenta os direitos de proteção é a Biblioteca Nacional e não ao INPI.

Podem ser protegidos por direitos autorais os autores e/ou criadores de trabalhos únicos e de própria autoria, como:

  • Obras de literatura em geral;
  • Obras de artes em geral;
  • Letras de músicas;
  • Artes cinematográficas;
  • Obras teatrais;
  • Fotografias em geral; e
  • Etc.

Nota Explicativa sobre o processo Como colocar R de Marca Registrada no Teclado

Antes de iniciarmos a explicação de como se faz para inserir esse símbolo R de registrado no teclado, é necessário que fique esclarecido que a intenção não é esgotar as formas de se executar a função pelo teclado.

Os exemplos aqui ensinados são para uso no WORD, como existe uma grande variedade de versões do pacote WORD e não testamos os comandos em todas, se em alguma versão não funcionar, por favor, comente abaixo desse artigo.

Como colocar R de Registro no Teclado No Word

Primeiramente você deve verificar se as teclas numéricas do seu teclado estão ativas. Para ativar, aperte a tecla Num Lock, certamente uma luz indicativa do seu teclado ficará acessa, mostrando que já pode inserir o rzinho usando as teclas de atalho do seu teclado.

tecla num Lock no teclado

Agora, vamos inserir o símbolo de R de Marca Registrada.

No local desejado, aperte e segure pressionada a tecla Alt em seguida, digite 0174 e depois solte a tecla Alt. Está feito, Você vai obter o R maiúsculo dentro de um círculo, ficará similar a este ®, sinal indicativo de marca registrada.

Como colocar R de Registro no Teclado

Outra alternativa é: Pressione simultaneamente as teclas Ctrl+Alt+R. O resultado será igual a esse símbolo ® rzinho de marca registrada inserido instantaneamente no local desejado.

Símbolo R

Por fim, você também pode usar o recurso de Auto Correção do Word.

Para inserir o rzinho use o comando: Abra parêntese (digite a letra R, feche o parêntese) não precisa colocar espaço entre os parênteses, você verá que o texto vai mudar dinamicamente para o símbolo igual a este ®, agora você tem o R de Marca Registrada inserido no seu documento.

Símbolo R

Observe que cada modelo aqui sugerido tem uma apresentação visual, escolha a que melhor te agrade.

Como colocar TM de Registro no Teclado No Word

Primeiramente verifique se a tecla Num Lock do seu teclado está ativa, conforme ensinado acima. Só então sigo o passo abaixo!

Agora, vamos inserir o símbolo de TM de Marca Americana Registrada.

No local desejado, aperte e segure pressionada a tecla Alt em seguida, digite 0153 e depois solte a tecla Alt. Está feito, Você vai obter o símbolo TM maiúsculo como esse ™, sinal indicativo de marca registrada, ou seja, o sinal de Trade Mark.

Como colocar TM de Registro no Teclado

Outra alternativa é:

Pressione simultaneamente as teclas Ctrl+Alt+T. O resultado será o símbolo como esse ™ tmzinho de marca Americana registrada inserida instantaneamente no local desejado.

Símbolo Trade Mark

Atenção: Observe que cada modelo aqui sugerido tem uma apresentação visual, escolha a que melhor te agrade.

Como colocar C de Copyright no Teclado No Word

Primeiramente verifique se a tecla Num Lock do seu teclado está ativa, conforme ensinado acima. Só então sigo o passo abaixo!

Agora, vamos inserir o símbolo C de Copyright.

No local desejado, aperte e segure pressionada a tecla Alt em seguida, digite 0169 e depois solte a tecla Alt. Está feito, Você vai obter o símbolo como esse ©, C maiúsculo dentro do circulo, sinal indicativo de Direitos Autorais sobre a criação inserida dinamicamente no seu documento.

Como colocar C de Copyright no Teclado

Outra alternativa é:

Pressione simultaneamente as teclas Ctrl+Alt+C. O resultado será o símbolo como esse © czinho de Copyright inserido instantaneamente no local desejado.

Símbolo Copyright

Por fim, você também pode usar o recurso de Auto Correção do Word.

Para inserir o czinho use o comando: Abra parêntese (digite a letra C, feche o parêntese) não precisa colocar espaço entre os parênteses, você verá que o texto vai mudar dinamicamente para o símbolo © C de Copyright inserido dinamicamente no seu documento.

Símbolo Copyright

Atenção: Observe que cada modelo aqui sugerido tem uma apresentação visual, escolha a que melhor te agrade.

Veja Como Inserir símbolos de direitos autorais e marcas a partir da Guia Símbolos do Word

Nesse artigo você já aprendeu a inserir os principais símbolos dinamicamente usando as teclas d atalho do seu teclado. Agora vou te mostrar como fazer o mesmo processo através da guia inserir.

Simbolo R de Marca Registrada

Como você já deve ter percebido o pacote Office traz por padrão uma grande variedade de símbolos prontos a serem inseridos em um documento, dentre eles o rzinho de marca registrada e também o czinho de Copyright que são amplamente utilizados no Brasil, tanto por empresas como por pessoas físicas em geral.

Para inserir um símbolo qualquer. Na guia Inserir, clique em Símbolo e navegue até o símbolo desejado, clique em inserir o símbolo. Pronta está feito, o símbolo será adicionado no local desejado.

Conclusão

Caso você ainda não tenha uma marca registrada, está tudo bem, pode a qualquer momento solicitar o registro da sua marca junto ao INPI. Clique aqui para ter acesso ao Curso de Registro de Marcas que é Gratuito e Sempre Será para quem se considera carente ou não está em condições momentânea de pagar pelo conhecimento.

Portanto, se você tem uma marca devidamente registrada, está apto e autorizado a usar o R de registro, onde e como julgar oportuno, porque a marca é sua de fato e de direito e poderá usá-la como bem entender, mas claro, respeitando a ética e os bons costumes, tudo fica mais fácil.

Caso tenha dúvidas adicionais considere ver o artigo: As 547 Dúvidas Bizarras do INPI Marcas de Conhecimento Obrigatório.

Com efeito, preciso esclarecer: Em hipótese alguma Você é obrigado a usar o símbolo R de registrado. No entanto, usar o rzinho é em minha opinião, indispensável porque você mostra a quem se faz interessado no seu negócio que você segue protocolos e é confiável para realizar negócios, ou seja, não é nenhum aventureiro que abriu uma empresa e em pouco tempo já não existe mais.

Em tese não existe nenhuma regra que estabeleça como deve ser usado o rzinho de marca registrada aqui no Brasil. No entanto, o que mais se vê no mercado é:

  1. Rzinho na lateral direita;
  2. Deve ser alinhado ao topo da logomarca, ligeiramente acima; e
  3. Deve ser pequeno porque não deve chamar mais atenção que a sua logomarca, evidentemente.

Dr. Nilmar Spoladori

Compartilhe
Comentários
Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentário
© 2011 Valorize sua Marca | Todos os Diretos Reservados
CNPJ: 13.231.164/0001-71
© 2022 Soflyy. All rights reserved.
Consentimento de Cookies com Real Cookie Banner