Os 4 Tipo de Marcas INPI que Existem no Brasil

Autor: Nilmar Spoladori
5/5 - (1 vote)

Nesse artigo vou revelar os 4 tipo de Marcas INPI que existem e como você deverá proceder para identificar qual tipo de marca é a sua de fato para que então possa solicitar o registro de marca junto ao INPI.

Além de descrever a cerca do INPI tipos de marcas e/ou os tipos de logomarcas que se referem vou te explicar como consultar marcas no INPI.

A intenção é ajudar e também mostrar claramente de forma objetiva quais os tipos de marcas existentes dentre todos os tipos de marcas que atualmente são aceitas pelo INPI.

Você está pronto para descobrir que tipo de Marca é a sua?

Curso Gratuito Registro de Marca

INPI Tipo de Marcas

No INPI existem apenas dois tipo de marcas e que são efetivamente reconhecidas e aceitas, as marcas de produtos e as marcas de serviços. Respondendo a pergunta temos:

Tipo de marcas INPI?

No INPI existe dois tipo de marcas: produto e de serviço. As marcas de produtos estão agrupadas em 34 classes de atividade econômicas, conhecidas como classificação de Nice.

Já as marcas de serviços, estão agrupadas em 11 classes de atividades econômicas. No total são 45 classes econômicas ao qual pode ser solicitado o registro.

Agora vamos ver quais os tipos de marcas existentes.

Quais os Tipos de Marcas Existentes

Conforme mencionado o tipo de marcas INPI são apenas duas e de fácil identificação.

No entanto, as marcas de produtos e as marcas de serviços são igualmente classificadas de acordo com a sua apresentação formal.

É quanto a sua apresentação onde mora a maioria das confusões na hora de fazer o seu enquadramento corretamente.

Para identificar que tipo de marcas INPI é a sua, somos obrigados a recorrer ao conceito de cada uma. Atualmente temos quatro tipos de apresentação reconhecida e aceita pelo INPI, são elas:

  • Marcas nominativas;
  • Marcas Figurativas;
  • Marcas Mista; e
  • Marcas Tridimensional.

Que Tipo de Marca

Explicando cada uma do tipo de marcas INPI quanto a sua apresentação:

As marcas nominativas são identificadas tão somente pela sua forma escrita e nada mais, Como por exemplo: Chapelaria El Dourado.

As marcas figurativas por outro lado são representadas tão somente por sua imagem e/ou desenho, que quase sempre são abstratas. Dificilmente vemos registros nestas condições por que o apelo da marca é tão somente limitado a sua apresentação visual.

As marcas mista por sua vez são em grande parte a queridinha entre os empresários, o que identifica esse tipo de marcas INPI como o próprio nome diz é a junção de uma marca nominativa com uma marca figurativa.

Esse tipo de marca atende por completo ao apelo de marketing por que pode explorar com excelência todo o potencial que a marca tema oferecer.

Por fim, temos as marcas tridimensionais que são facilmente identificadas pela sua apresentação de mostrar altura e profundidade dos elementos que a compõem, é o caso, por exemplo, das imagens de 2D e 3D.

Uma vez esclarecido e compreendido os conceitos acima referente ao tipo de marcas INPI, fica extremamente fácil identificar que tipo de marca é a sua na hora ao solicitar o registro de uma marca junto ao INPI.

Como Consultar Marcas no INPI

A consulta é 100% online, a busca deverá ser feita sempre pela base radical da marca no banco de dados da marcas registradas.

Escrevi um artigo específico para ensinar Como Consultar Marcas no INPI. Recomendo que leia!

Conclusão

Nesse artigo Eu expliquei rapidamente os quatro tipo de Marcas INPI existentes e como você fará para identificar qual é o tipo de marca é a sua, certamente o fará com muita facilidade após ter compreendido o seu conceito.

Também busquei descrever brevemente os tipos de logomarcas que são mais registradas com mais freqüência junto ao INPI.

Invista no futuro da sua empresa

Invista no futuro da sua empresa

Não deixe sua marca desprotegida. Este curso gratuito de registro de marca é essencial para o sucesso do seu negócio. Aprenda as melhores práticas e evite problemas legais.

Liberar Acesso Curso Gratuito

Com efeito, a intenção foi sempre será de mostrar claramente quais são os tipos de marcas existentes dentre todos os tipos de marcas reconhecidas e aceitas pelo INPI e qual é o tipo de apresentação mais indicada e usual no mercado.

Por fim, espero imensamente que Eu tenha conseguido ajudar a esclarecer suas dúvidas com esse breve artigo e que agora você possa descobrir que tipo de Mara é a sua de fato?

Recomendo também que faça nosso Curso de Registro de Marca, é gratuito e sempre será.

Agora se você for MEI, veja quanto custa registrar uma marca MEI aqui!

Dr. Nilmar Spoladori

Compartilhe
Comentários
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentário
© 2011 Valorize sua Marca | Todos os Diretos Reservados
CNPJ: 13.231.164/0001-71
© 2022 Soflyy. All rights reserved.
Consentimento de Cookies com Real Cookie Banner