Escolha uma Página
5/5 - (1 vote)

Nesse artigo vou revelar os quatro tipo de Marcas mais estranhas que existem e como você fará para identificar qual tipo de marca é a sua.

Além de descrever os tipos de logomarcas que se referem aos tipos de marcas registradas junto ao INPI.

A intenção é mostrar claramente quais os tipos de marcas existentes dentre todos os tipos de marcas aceitas pelo INPI. Pronto para descobrir que tipo de Mara é a sua?

Curso Gratuito Registro de Marca

Que Tipo de Marca

Vamos explicar tipo de marcas existentes no INPI. Existem apenas dois tipo de marcas que são efetivamente aceitas, as marcas de produtos e as marcas de serviços. Respondendo a pergunta temos:

Tipo de Marcas?

No INPI existe apenas dois tipo de marcas. As marcas de produtos estão agrupadas em 34 classes de atividade econômicas, também conhecida como classificação de Nice

As marcas de serviços por sua vez estão agrupadas em 11 classes de atividades econômicas. No total temos 45 classes econômicas que podem ser solicitado registro.

Agora vamos ver quais os tipos de marcas existentes na prática.

Quais os Tipos de Marcas Existentes

Conforme mostrado acima os tipo de marcas, atualmente os tipos de marcas INPI são duas, as marcas de produtos e as marcas de serviços. Quanto a sua apresentação é onde mora a maioria das complicações ao identificar que tipo de marca é a sua de acordo com os tipos de logomarcas que existem por aí.

Para identificar que tipo de marca é a sua temos que recorrer ao conceito de cada uma. Atualmente temos 4 tipos de apresentação aceita pelo INPI, são elas:

  • Marcas nominativas;
  • Marcas Figurativas;
  • Marcas Mista; e
  • Marcas Tridimensional.

Que Tipo de Marca

Explicando cada uma do tipo de marca quanto a sua apresentação temos:

As marcas nominativas são caracterizadas tão somente pela sua forma escrita e nada mais, Como por exemplo: Cristais El Dourados.

As marcas figurativas por sua vez são representadas tão somente por eu desenho que muitas das vezes são abstratas. Quase não vemos registros nestas condições por que o apelo da marca é tão somente limitado a condição visual.

As marcas mista por sua vez são amplamente utilizadas, o que identifica esse tipo de marca como o próprio nome diz é a união de uma marca nominativa com uma marca figurativa. Esse tipo de marca atende por completo o apelo de marketing que pode explorar com excelência todo o potencial da marca.

Por fim, temos as marcas tridimensional que é facilmente identificada pelo caráter de mostrar altura e profundidade dos seus elementos, é o caso das imagens de 2D e 3D por exemplo.

Uma vez entendido dos conceitos acima fica extremamente fácil identificar que tipo de marca é a sua na hora de solicitar o registro de marca junto ao INPI.

Tipos de Marcas Registradas

Todos os tipos de marcas aqui citadas são registradas junto ao INPI. No entanto, conforme já foi mencionado dentre os quatro tipo de marcas quanto a sua classificação de apresentação as marcas mista se destacam.

Todavia, na prática os motivos são bem óbvios. Uma marca mista reúne todas as características necessárias para melhor se comunicar com o público alvo da marca.

Portanto para que não restem dúvidas, os tipos de marcas registradas são:

  • Marcas nominativas;
  • Marcas Figurativas;
  • Marcas Mista; e
  • Marcas Tridimensional.

Conclusão

Todavia, a intenção foi de mostrar claramente quais os tipos de marcas existentes dentre todos os tipos de marcas aceitas pelo INPI e qual é o tipo de apresentação mais indicada e usual no mercado.

Por fim, espero imensamente que Eu tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas com esse artigo e que agora você possa descobrir que tipo de Mara é a sua?

Recomendo também que faça nosso Curso de Registro de Marca, é gratuito e sempre será.

Cookie Consent with Real Cookie Banner