
Se Você está pensando em Registrar sua Marca sozinho, certamente já deve ter se deparado com os diferentes tipos de marca que o INPI aceita fazer o registro. Os Tipos são:
Portanto, neste artigo Eu vou te explicar de forma rápida e objetiva a principal diferença entre cada uma delas.
Isso se faz necessário por que errar na forma de apresentação da marca pode lhe custar a perda da sua marca.
A correta apresentação do sinal distintivo no processo de Registro de uma Marca junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) é pré-requisito.
Por outro lado, o titular não pode em hipótese alguma se dar o luxo de errar na apresentação quanto ao tipos de marca a ser solicitada a proteção.
Resumidamente, o INPI aceita 4 tipos de marca a serem registrada, são eles:
Você quer saber em definitivo qual é o tipos de marca que melhor atende a sua?
Pois bem, Eu vou te revelar agora cada uma delas por que essa é a dúvida mais comum, principalmente entre os que vão fazer o primeiro registro de marca sozinho.
Aliás, Eu vou usar o Google para te mostrar na prática a diferença entre cada tipos de marca. Combinado?
Por definição, uma marca nominativa é apresentada no ato do registro tão somente o texto que a compõe, ou seja, você só vai escrever por extenso o nome da marca e nada mais.
Todavia, não existe nada que a diferencie de outras marcas a não ser o seu nome escrito e falado.
Resumindo, uma marca nominativa não tem nada que a diferencia de outra marca. Simples assim!
Portanto, para que não reste dúvida, não é apresentado nenhum símbolo como parte da marca
Alguns exemplos de marca nominativa são:
Talvez você não saiba, mas há alguns anos atrás, a marca nominativa era muito popular entre os empresários e uma forma rápida de proteção, afinal não precisa gastar tempo e recurso com arte visual.
Entretanto, atualmente, quase não se vê uma marca nominativa sendo solicitada devido a falta de distinção que a marca necessita ter para se destacar no mercado
Por outro lado, ter uma marca Registrada era tão caro que a saída era registrar tão somente a parte nominativa mesmo. Diferentemente do cenários atual onde temos diferentes tipos de marca!
Nessa época, infelizmente, apenas um pequeno grupo de pessoas tinham autorização do INPI para solicitar o registro de marca e assim entender como funciona de fato o processo de registro, era um verdadeiro monopólio. Eles faziam o que bem queriam.
No entanto, faz alguns anos que essa farra chegou ao fim e agora qualquer pessoa física plenamente capaz de suas faculdades mentais pode solicitar o registro.
Outro aspecto importante é:
A marca figurativa por outro lado, como você pode observar se difere dos tipos de marca que podem ser registrada, ela só tem a imagem ou o símbolo como parte da marca. Se resume a um desenho!
Ou seja, é representada tão somente pelo seu desenho propriamente dito e nem sempre tem um significado claro para quem vê.
Esse também é um modelo pouco utilizado no mercado por que é dada proteção tão somente a parte visual da marca.
Dizem que uma imagem vale mais do que mil palavras. Essa sessão dispensa comentários quanto ao tipos de marca.
Portanto, segue abaixo algumas marcas figurativas que encontrei publicadas na internet.
Uma marca mista por sua vez é a combinação entre uma marca figurativa e uma marca nominativa. Eu poderia até dizer que é a queridinho da maioria dos empresários na definição de tipos de marca mais escolhido para registro.
Ou seja, a marca é composta dos dois elementos, tanto a parte figurativa como também a parte nominativa.
Atualmente, essa é a representação mais solicitada junto ao INPI e os motivos são óbvios.
O registro protege tanto a parte nominativa quanto a parte figurativa.
Temos uma quantidade enorme de exemplos Marca Mista o que torna o registro uma atenção adicional quanto ao elemento figurativo da marca.
Portanto, segue abaixo algumas marcas figurativas que encontrei publicadas na internet.
Algumas marcas são capazes de gerar confusão e dúvida na hora de fazer o seu registro junto ao INPI, em outras palavras, se ela é uma marca mista ou se é uma marca nominativa.
Pecando por excesso por que eu sei que você já entendeu a diferença mas, Vou mostrar um exemplo na prática para que não reste dúvidas, vamos a explicação:
A marca Sony, por exemplo, é uma marca mista ou é uma marca nominativa. O que você acha?
Responda mentalmente, por favor, vou dar um espaço maior para que você tenha tempo de pensar e não veja a resposta.
Quem disse que é uma marca nominativa, sinto muito, você errou!
A marca Sony é uma marca mista porque a sua marca é composta por letras que são desenhadas, ou seja, possui um grafismo especial.
Uma marca que é nominativa ela não possui desenho, cor ou forma de apresentar as letras que a compõe.
Apenas a parte fonética, ou seja, a forma falada, está sob proteção, em outras palavras, não possui nenhuma aparência propriamente dita. Ficou claro?
Por outro lado, uma marca tridimensional como o próprio nome sugere a parte figurativa nos remete uma ideia de profundidade.
Do ponto de vista ótico você consegue ver mais de um ponto da imagem, diferentemente da figura plana.
Como exemplo de marca tridimensional temos as imagens 2d, 3d…e por aí vai….
Portanto, segue abaixo algumas marcas figurativas que encontrei publicadas na internet.
Nessa altura do campeonato, certamente essa pergunta já deixou de ser uma dúvida para você não é mesmo?
Solicitar o registro de uma marca mista é infinitamente melhor e dispensa por completo um registro adicional da parte nominativa tão somente.
Vídeo Aula
Vídeo aula explicando as diferenças de cada tipos de marca, recomendo que assista até o final pois tem informações que não estão comentadas aqui neste artigo e que podem destravar o seu processo.
Neste artigo eu te apresentei os diferentes tipos de marca, que são:
Fiz um pequeno resumo do apanhado histórico a cerca do tema. Mostrei diferentes exemplos para cada tipo de marca.
Agora você é capaz de identificar qual é o tipo de apresentação que melhor representa a sua marca, não é mesmo?
Por fim, caso tenha dúvidas adicionais, por favor, fale com um dos nossos especialistas ou deixe sua pergunta nos comentários abaixo.
Espero ter ajudado d alguma forma e não se esqueça de solicitar acesso ao nosso curso registro de marcas gratuito, clicando aqui!
Dr. Nilmar Spoladori