Escolha uma Página
5/5 - (1 vote)

Nesse artigo vou apresentar os 4 tipos de Marcas Registradas pelo INPI e como você poderá proceder para identificar qual tipo de marca é a sua e assim possa solicitar o registro da marca sem maiores complicações.

Além de descrever a cerca dos tipos de marcas registradas vou revelar rapidamente os tipos de marcas que podem ser registradas no INPI e o que de fato não pode ser registrado como marca.

Por fim, vou mostrar como ver marcas registradas no INPI, tudo de forma online, rápido e objetivo, mesmo que você não tenha nenhum conhecimento prévio acerca do registro de marca

Você está pronto para descobrir que tipo de Marca é a sua?

Curso Gratuito Registro de Marca

Os Tipos de Marcas que Podem ser Registradas

No INPI existem apenas dois tipos de marcas que podem ser registradas e que são efetivamente reconhecidas e aceitas, as marcas de produtos e as marcas de serviços.

É mais fácil verificar a viabilidade de registro de uma marca com base no que pode de fato ser registrado como marca do que não pode.

Eu preparei um checklist de validação, baixe gratuitamente em nosso Curso de Registro de Marca, totalmente gratuito. Agora respondendo a pergunta temos:

Tipos de Marcas Registradas?

No INPI existem dois tipos de marcas Registradas: as marcas de produtos e as marcas de serviços. As marcas de produtos são devidamente agrupadas em 34 classes de atividade econômicas, também conhecidas como classificação de Nice.

As marcas de serviços, com efeito, são agrupadas em 11 classes de atividades econômicas. No total temos 45 classes econômicas aos quais as marcas podem ser registradas.

Agora vamos ver os Tipos de Marcas que Podem ser Registradas com base em sua apresentação.

Tipos de Marcas Registradas Segundo sua Apresentação

As marcas de produtos e as marcas de serviços são classificadas de acordo com a sua apresentação formal.

Todavia devo esclarecer que é quanto a sua apresentação onde se verifica a maioria das confusões na hora de fazer o seu enquadramento corretamente do pedido de registro de uma marca.

Para identificar que tipo de marca é a sua, somos obrigados a recorrer ao conceito de cada uma. Atualmente temos quatro tipos de apresentação, são elas:

  • Marcas nominativas;
  • Marcas Figurativas;
  • Marcas Mista; e
  • Marcas Tridimensional.

Tipo de Marca

Explicando brevemente cada tipo de marcas quanto a sua apresentação, temos:

As marcas nominativas obrigatoriamente são identificadas exclusivamente por sua forma escrita e nada mais, Como por exemplo: Sorveteria El Dourado.

As marcas figurativas, no entanto, são representadas exclusivamente por sua imagem e/ou desenho, quase sempre são abstratas. Quase não se vê registros nestas condições por que o apelo da marca se limita a sua apresentação visual.

As marcas mista, entretanto, são os tipos de marcas registradas queridinhas da maioria dos empresários. O motivo é bem óbvio por que como o próprio nome diz é a união de uma marca nominativa com uma marca figurativa.

Por fim, as marcas tridimensionais são facilmente identificadas por sua apresentação, onde temos altura e profundidade dos elementos que a compõem a marca. Como exemplo temos das imagens de 2D e 3D.

Uma vez entendido os conceitos acima, fica extremamente fácil identificar que tipo de marca é a sua ao solicitar o registro de uma marca junto ao INPI.

Como Ver Marcas Registradas no INPI

Infelizmente não temos uma lista de marcas registradas no INPI, salvo as marcas de alto renome que possuem um procedimento especifico só para essa finalidade.

No entanto, o INPI disponibiliza um banco de dados das marcas registradas que pode ser consultado a qualquer tempo por qualquer pessoa interessada. A consulta de marcas registradas pode ser feita:

  • Pelo radical do nome da marca;
  • Pelo titular da marca;
  • Pelo número de processo de uma marca em processo de registro; ou
  • Pelo número do certificado de registro da marca.

Conclusão

Nesse artigo falei brevemente sobre os 4 Tipos de Marcas Registradas pelo INPI e como você deverá fazer para identificar qual o tipo de marca é a sua para evitar maiores complicações ao solicitar o registro da marca.

Além de descrever sucintamente a cerca dos tipos de marcas registradas, busquei revelar rapidamente os tipos de marcas que podem ser registradas no INPI e o que de fato não pode ser registrado como marca, recomendando que baixem o nosso checklist de validação de registro de uma marca.

Por fim, mostrei como ver as marcas registradas no INPI, tudo 100% online, rápido e facilmente, mesmo que você não tenha nenhum conhecimento prévio acerca do registro de marca.

Com efeito, espero imensamente ter esclarecido as suas dúvidas com esse breve artigo e que agora você possa descobrir que tipo de Mara é a sua de fato?

Recomendo também que faça nosso Curso de Registro de Marca, é gratuito e sempre será.

Cookie Consent with Real Cookie Banner