Escolha uma Página
5/5 - (2 votes)

Neste artigo eu irei revelar as brechas ou golpes do INPI Marcas e Patentes que ninguém ousa revelar abertamente na web e que fazem total diferença no processo de registro de uma marca e patente.

Leia até o fim e vai entender com precisão como ter sucesso e assim entender o que é marcas e patentes na prática e sem enrrolação.

Curso Gratuito Registro de Marca

INPI Marcas y Patentes

Primeiramente vamos esclarecer os termos, por que ao contrário do que as maiorias das pessoas pensam o registro de patente não tem nada a ver com o registro de marca.

Trata-se apenas de um erro de informação porque o registro da patente possui sistema próprio e não é feito no sistema do INPI Marcas.

O registro de marca e o registro de patente são serviços completamente diferentes, ofertados pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Cada departamento dentro do INPI tem sua especialidade, o INPI Marcas, são só marcas!

Portanto elimine de uma vez por todas esse erro de linguagem por que marca é marca e patente é patente.

Essa é uma brecha que os escritórios usam para cobrar mais das pessoas por que mostra o completo desconhecimento. O golpe ocorre pela falta de informação!

Agora vamos falar o que INPI é de fato para que você não caia em nenhum golpe.

O Que é INPI?

INPI é abreviação de Instituto Nacional de Propriedade Industrial. Clique aqui e vá direto para o website do INPI.

O INPI oferece inúmeros serviços dentro do direito intelectual. Cada serviço ofertado ao público é único, ou seja, eles não se colidem. Os serviços ofertas são:

  1. Registro de Marca
  2. Registro de Patente 
  3. Registro de Desenho Industrial
  4. Indicações Geográficas
  5. Registro de Programas de Computador
  6. Topografia de Circuitos Integrados e
  7.  Contratos de Tecnologia e de Franquia.

Agora vamos responder o que é de fato o INPI Marcas e Patentes por que é o objeto principal desse artigo.

INPI Marcas e Patentes?

São serviços ofertados pelo INPI e podem ser acessados pelos Links:
·         INPI Marcas – Cuida exclusivamente dos direitos e obrigações referentes a marcas; e
·         INPI Patentes – Cuida exclusivamente dos direitos e obrigações referentes a Patentes.

Agora vamos explicar o que é de fato os conceitos o que é marcas e patentes para que não restem dúvidas para que você não caia em nenhum golpe do INPI Marcas e Patentes.

O que é Marcas e Patentes

Depois dessa explicação você nunca mais será enganado. Portanto, Segue o conceito para que você entenda efetivamente a diferença:

– Marca por definição é todo sinal distintivo capaz de distinguir um produto ou serviço de outros.
– Patente por definição é o direito de uso exclusivo de uma criação única ou uma melhoria funcional de um produto em todo território nacional.

Como você pode observar em nada têm em comum os serviços. Agora que fora esclarecido o termo vamos à prática do INPI Marcas e Patentes, iniciante pela explicação quando se tem marcas com nomes parecidos.

Marcas com Nomes Parecidos

De acordo com o artigo 124, inciso XIX da LPI – Lei de Propriedade Industrial, cada marca é única e qualquer semelhança nominativa ou figurativa de marcas com registro na mesma atividade econômica, também conhecida como CNAE é uma cópia e/ou imitação de marca já registrada, logo não tem viabilidade de registro.

Mas a essa regra temos uma brecha, ou seja, os nomes de uso comum são amplamente usado no mercado e figuram uma exceção a essa regra, logo, pode ser reconhecida e aceita a sua marca junto ao INPI.

Em nosso Curso de Registro de Marca 100% gratuito disponibilizamos um checklist de validação de uma marca, recomendo que baixe para maiores esclarecimentos.

Leia também o artigo Como Consultar Marcas no INPI Rápido e Fácil.

INPI Pesquisa de Marcas e Patentes

Certamente você chegou nesse artigo procurando por inpi marcas e patentes pesquisa e fique sabendo nunca mais será enganado por que faço questão de explicar todos os detalhes do processo, tudo nos mínimos detalhes.

Agora vamos falar de como fazer a busca marcas e patentes INPI ou ainda do INPI Marcas e Patentes consulta que são variações de quem está pesquisando sobre o INPI Marcas e Patentes.

Portanto, a busca no sistema do INPI Marcas deve ser feita pela base radical do nome. No entanto, Marcas compostas de mais de um elemento nominativo (Ex. Blue Blusas), deve ser feito uma busca individual para cada elemento nominativo. Esse é o link do banco de dados de marcas registradas!

Por fim, a busca no sistema do INPI Patentes deve ser feita pela base radical do nome, de preferência que contenha qualquer uma das palavras do radical. Faça quantas simulações forem necessárias para validar se não tem nenhum registro apriori. Esse é o link do banco de dados de Patentes Registradas.

No vídeo abaixo eu mostro na prática como fazer uma busca INPI Marcas.

como consultar uma marca no inpi

Conclusão

Nesse artigo eu revelei os golpes do INPI Marcas e Patentes que são aplicados diariamente em quem não tem informações de qualidade.

Infelizmente quase ninguém ousa revelar abertamente na web por que é um erro consentido pelo usuário que não busca informação de diferentes fontes e fontes confiáveis.

Expliquei a diferença de conceitos entre marcas e patentes para que nunca mais se confunda com os termos por que quem tem informação dificilmente será enganado.

Falei brevemente como consultar uma marca e uma patente no sistema oficial do INPI, mas principalmente, forneci acesso ao Curso de Registro de Marca 100% gratuito, completo e comentado, afinal por que pagar caro por algo que você mesmo pode fazer.

Espero profundamente ter ajudado e que nunca mais caia no golpe do INPI Marcas e Patentes.

Cookie Consent with Real Cookie Banner